[Resenha] CIRCLE II CIRCLE - Seasons Will Fall (2013)


Depois de um lançamento não muito promissor em 2010, onde a banda mudou radicalmente seu estilo arriscando nas terras do metal mais moderno, lembrando o power metal em alguns momentos, o CIRCLE II CIRCLE, do grande vocalista ZAK STEVENS, acerta a receita do bolo novamente e lança um dos melhores plays de 2013, em minha opinião.

Pra quem curtiu SAVATAGE e sentiu o fim da banda, viu no CIRCLE II CIRCLE aquela chama remanescente, principalmente no primeiro álbum, que contava também com Jon Oliva nas composições e participações. Mesmo com o fim da parceria com Oliva, Zak mostrou nos álbuns seguintes que grande parte da vibe criativa do SAVATAGE, pós-"Edge Of Thorns", estava em seu sangue. E isso fica muito evidente neste trabalho lançado ainda no começo do ano, e que soma seis álbuns na carreira da banda e marca 10 anos do primeiro álbum.

Claro, a voz ZAK não é mais a mesma dos tempos de SAVATAGE, ou de 10 anos atrás, soa um pouco mais cansada e grave, mas dentro das limitações que o tempo impôs, ele está muito bem, e as melodias vocais  compostas neste álbum são realmente incríveis, com muita emoção, como em "Diamond Blade", onde ele varia bastante em sua tessitura. Temos ainda "Killing Death" e "Seasons Will Fall", onde a banda varia entre a calmaria e a agressividade moderada, em que ZAK demonstra um certo esforço. "End of Emotion", "Never Gonna Stop" e "Isolation" com mais pegada, mostram afinação baixa dando um peso extra nas guitarras. E a belíssima "Sweet Despair", que varia entre o acústico e o peso das guitarras, lembrando "Watching in Silence".

Já "Epiphany", "DreamsThat Never Die", "Sweet Despair", "Drowshot" e "Only Yesterday", traz a marca registrada do SAVATAGE em suas linhas melódicas. Não tem como não lembrar da antiga banda de ZAK STEVENS nestas faixas, ainda mais em "DreamsThat Never Die" e seus contrapontos de vocais característicos. E isso não é de longe ruim, muito pelo contrário, é maravilhoso ouvir uma banda que soe como SAVATAGE sem ser uma cópia. 

Temos um CIRCLE II CIRCLE retomando a sua sonoridade, pesado, limpo e marcante, graças a contribuição dos novos guitarristas, o brasileiro BILL HUDSON que, pela segunda vez, faz parte do line-up do grupo desde 2011 e CHRISTIAN WENTZ. Além dos estreantes ADAM SAGAN e HENNING WANNER, baterista e tecladista. Um excelente álbum de uma excelente banda, só espero que a formação se mantenha para o próximo álbum, pois muita coisa boa por sair ainda desta fonte. 

NOTA - 9,0
==========================
CIRCLE II CIRCLE - Seasons Will Fall (2013)
Earmusic
Tracklist
02. Without A Sound
03. Killing Death
04. Epiphany
05. End of Emotion
06. Dreams That Never Die
07. Seasons Will Fall
08. Never Gonna Stop
09. Isolation
10. Sweet Despair
11. Downshot
12. Only Yesterday

Line-up
Zachary Stevens – Voz/Teclados
Bill Hudson - Guitarra
Christian David Wentz - Guitarra
Paul Michael Stewart – Baixo/Teclados
Adam Sagan – Bateria
Henning Wanner – Teclados




==========================
(Editor / Redator / Músico)



Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

HATE HANDLES: Banda lança documentário