THIAGO CAURIO: "Acredito que nada na vida é por acaso, está tudo interligado, coisas boas atraem coisas melhores ainda "

[Entrevista] Por Marco Paim

Dono de uma técnica e musicalidade invejável, Thiago Caurio (Anaxes/Astafix/Hammer 67) com certeza é um dos melhores bateristas brasileiros. E para demonstrar a nossa admiração e, acima de tudo, consideração a este grande músico, fizemos esta entrevista para que conheçam mais desta figura.

HEAVYNROLL - Sei que começou muito cedo nas baquetas, mas gostaria que contasse com suas palavras como foi o seu despertar para a música, quais foram as primeiras bandas.

THIAGO - Fala galera do Havynholl Massenger!!! Primeiramente gostaria de agradecer pela entrevista e pela oportunidade de divulgar um pouco da minha história e do meu trabalho. 
Bom, a primeira vez que vi uma bateria ao vivo tinha 6 anos de idade, e dos 6 aos 11 anos fiquei incomodando meus pais praticamente todos os dias para tocar bateria. No meu aniversário de 11 anos minha irmã Janaína me presenteou com 1 mês de aula com Sandro Stecanella (primeiro baterista da Akashic) aqui de Caxias do Sul. Daí em diante, nunca abandonei o instrumento. Minha primeira banda que se apresentou ao vivo chamava-se Alcolhoiday. Depois passei por muitas bandas como The Falen Angels, Moonchild, Bella Kiss, Fire Synphony, até montar o Anaxes em 2003. Meu objetivo era ter o maior número de bandas possível (risos). Lembro de uma fase da vida que tinha ensaios todos os dias, um dia com cada banda, de manhã ia ao colégio, passava as tardes estudando batera e de noite ensaiando. 

HEAVYNROLL Por que bateria? Quais foram as tuas inspirações e influências?

THIAGO - Quando vi uma bateria pela primeira vez fiquei completamente louco pelo instrumento mas não sei dizer exatamente porque. Acho que pelos meus 17 anos que fui perceber que estudar bateria funcionava como uma forma de meditação pra mim, um momento em que eu desligava de tudo e isso sempre me fez muito bem, quem me conhece sabe que sou um cara tranquilo e devo muito isso à minha bateria (descarrego tudo na coitada (risos)). 
Sobre as influências tem muita coisa, os 3 grandes mestres para mim são Bill Ward (Black Sabbath) - Ian Pace (Deep Purple) - Jonh Bonhan (Led Zeppelin), esses caras foram muito importantes para história do Rock e Heavy Metal na bateria. Também sempre me influenciei por bateras que tocavam com 2 bumbos e com uma pegada forte como Scott Travis, Deen Castronovo, Vinnie Paul, Mike Portnoy, Mike Terrana, Gene Hoglan, Igor Cavaleira, Dave Lombardo, Fernando Schaefer, Max Kolesne, Eloy Casagrande e Bobby Jarzombek. E apesar de tocar Metal gosto muito de ouvir bateras de outros estilos também como Buddy Rich, Dennis Chambers, Dave Weckl, Virgil Donati, Kiko Freitas, Eric Moore, Thomas Pridgen. Tem muito cara bom surgindo agora que toca demais também e me inspira bastante, um deles chama-se Alex Rudinger, vale a pena ver os vídeos desse cara. 

HEAVYNROLL Nos últimos anos, principalmente depois do lançamento do espetacular álbum "Antítheses" do Anaxes, que acredito, deva ter dado maior notoriedade ao teu trabalho, você começou a participar de outros projetos e inclusive ingressar na banda Astafix. Você também define sua careira Antes/Depois "Antítheses"?

THIAGO - Obrigado pelo “espetacular álbum”! Tenho muito orgulho do "Antítheses", tem composições ali que trabalhamos desde os meus 15/16 anos. Acredito que nada na vida é por acaso, está tudo interligado, coisas boas atraem coisas melhores ainda e com certeza a Anaxes é um exemplo disso. É uma loucura, se for parar pra pensar, fui convidado para entrar no Astafix por indicação do Paulo depois de assistirem alguns vídeos da Anaxes (na abertura do show do Synphony X). Muita coisa boa aconteceu depois disso, toquei no Chile, Argentina, Bahia, São Paulo, fiz uma turnê pela Europa, gravei 2 clipes e um DVD com o Astafix. O Benhur está a milhão com o Híbria e o Guilherme com o Tierramystica. Claro que isso não foi o fator decisivo mas com certeza o lançamento do "Antitheses" influenciou bastante. Talvez nada disso tivesse acontecido se o Anaxes não existisse, ou tivesse, nunca vamos saber (risos)... Mas o mais legal é que voltamos a compor estamos trabalhando bastante e queremos lançar algo novo e melhor que o primeiro até o fim do ano, esperamos que mais coisas boas aconteçam.



HEAVYNROLL Falando em Astafix. Conte como foi a experiência de uma turnê Europeia. O que mais te marcou, alguma curiosidade desta viagem?

THIAGO - Nossa! Muitas curiosidades! Dava pra escrever um livro só desta viajem. Foram quinze shows em um mês e seis países diferentes (Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Holanda e Rússia). Cada dia um show, um país, uma cultura diferente. Todos os países são demais, mas acho que o que mais marcou foi a Rússia. A gente não entendia nada o que eles falavam, poucos falavam inglês, não era inverno ainda, mas estava um frio de – 10ºC, mesmo assim os shows foram incríveis, o público curtia demais, e fomos muito bem recebidos. Ao contrário do que muita gente pensa o povo russo é muito receptivo e divertido. Eles bebem vodka que nem água, não é lenda. E não posso deixar de citar a Holanda que é demais, conseguimos pegar um “Day off” em Amsterdam, que beleza de cidade!!! 

Astafix
HEAVYNROLL Recentemente você gravou as baterias do novo CD de Marcos De Ros, "Sociedade das Aventuras Fantásticas". Inclusive quero deixar aqui meus parabéns, fizeste um ótimo trabalho! Como aconteceu este convite e como foi o processo de gravação? 

THIAGO - Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado! De Ros me ligou por indicação do meu grande amigo Marcel Van Der Zuam que trabalhou comigo na gravação do "Anthitesis". Fiquei muito feliz pelo convite pois sou um grande fã do De Ros, principalmente na época da Akashic, tenho os 2 CD’s e acho que fui em todos os shows. 
As gravações foram bem rápidas. Ele me passou as musicas com umas bateras programadas e me deu bastante liberdade para arranjar em cima disso, e na semana seguinte eu já estava gravando. Usei algumas idéias dele, arranjei com outras minhas e rolou muito improviso no estúdio tb.

HEAVYNROLL E a Hammer 67?

THIAGO - A banda deu uma parada desde que o Paulo começou com o tratamento. Entrei na banda para gravar o segundo clipe, já que o batera estava morando na Itália, e por enquanto foi só isso. Mas ouvi boatos que o Paulo e o Paganella estão compondo algo nesse meio tempo, provavelmente a banda volta assim que o Paulo se recuperar 100%.

HEAVYNROLL Você está envolvido em mais algum outro projeto recentemente?

THIAGO - Sim, estou montando um estúdio com os grandes baixistas/produtores Marcel Van Der Zwam e Benhur Vieira Lima. Já estamos gravando algumas coisas, mas a idéia é ampliar a estrutura do estúdio para fazer grandes produções. Creio que dentro de alguns meses teremos mais um excelente estúdio em Caxias do Sul. E outra bela notícia é que agora que meu amigo Paulo Schroeber está recuperando sua saúde estamos começando a ensaiar com a Fear Ritual, sua antiga banda de Death Metal, que está voltando à ativa. Estou arranjando as bateras e estudando bastante, porque apesar de ouvir e gostar bastante nunca tive de fato uma banda do estilo, e as músicas são rápidas e muito bem trabalhadas. Também estou fazendo workshop´s pela região, já aproveito para convidar para o próximo é em Canoas no Musicollege dia 16 de junho ás 19h. 

HEAVYNROLL Além de músico atuante, você também é professor. Dê "a letra" pro pessoal que quer começar a tocar bateria.

THIAGO - Dou aulas no meu estúdio aqui em Caxias do Sul, que fica no bairro Santa Catarina e na Allegro Escola de Musica - Centro.
Quem tiver interesse é só ligar (54) 9993-1851
Estúdio – (54) 3021 7976
Allegro – (54) 3025 7163


HEAVYNROLL Como você vê o atual momento do rock e metal em Caxias e no Brasil Thiago?

THIAGO - O cenário rock/metal sempre foi mais “underground” tanto em Caxias como em todo Brasil. São estilos que não estão muito presentes nas grandes mídias, é uma questão cultural mesmo. Mas acredito que está melhorando, tem muita coisa boa acontecendo, surgem cada vez mais excelentes bandas aqui no país. Tem o Rock in Rio, grandes bandas vindo para o Brasil, inclusive aqui para o Sul, coisa que não acontecia muito à 10... 15 anos atrás. De uma forma ou de outra, essas coisas influenciam para o crescimento do meio. E fora do país, o musico daqui é muito respeitado e prestigiado, se você é músico e é brasileiro já esperam coisa boa, é uma grande responsabilidade e isso é muito bom. 

HEAVYNROLL Bem. Quero agradecer a atenção, desejar muito sucesso ao amigo e deixo o tradicional espaço final para suas considerações. Fala Thiago!!!

THIAGO - Cara muito obrigado mais uma vez pela oportunidade! O site está de parabéns pela iniciativa, divulgando e dando cada vez mais espaço para artistas de Rock/Metal do Brasil e aqui da região. É disso que precisamos!!!
Grande Abraço à todos e sucesso!!!






==============
O que o Thiago Anda Ouvindo?
"Difícil escolher 5, cada semana é uma coisa diferente, mas vamos lá:"
Spacit Ink – "Ink Complete" (instrumental)
Planet X – "Live From Oz" (instrumental)
Gojira – "L’Efant Sauvage"
Soufly – "Enslaved"
Meshuggah – "Koloss"

==============
Discografia


Anaxes – "Demo" (2006)





Bruno Machado & Gabriel Machado – "Colagem" (2010)





Sasha Zavistanovicz – "Carpe Diem" (2010)





Anaxes - "Antithesis"  (2010)





Marcos De Ros – "Sociedade das Aventuras Fantásticas" (2013) 




================
Videografia




Astafix – "Live in São Paulo" (2011)








================
LINKS
Myspace Astafix: www.astafix.com.br

Comentários

Mais vistos da semana

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

CONSTANTINE: Cintia Constantine - “Eu queria muito que as bandas fossem mais reconhecidas.”

ALMAH: Raphael Dafras - “O Brasil é um País de muitos talentos escondidos”

ROSA TATTOOADA: Valdi Dalla Rosa - “Um cara apaixonado por musica!”