DRACO: Leo Jamess - “Qualquer experiência de palco, seja em qual tipo de palco for, é válida”.

[Entrevista] Por Geraldo Andrade

Edurado Polidori, Leo Jamess e Beto Pompeo
A banda DRACO, de Porto Alegre/RS, está comemorando em 2013, dez anos de serviços prestados ao bom e velho, rock n roll. Conversei com o guitarrista/vocalista, Leo Jamess, para saber mais um pouco dessa década que passou do show dos 10 anos, que acontece no próximo domingo e muito mais coisas bem legais. Vale conferir, e como dizem: “Aumenta que é Draco!”. 

HEAVYNROLL - Leo, tudo bem? Antes de começar a nossa conversa, quero te agradecer em nome do Heavynroll, por nos conceder essa entrevista:

LEO - É sempre um prazer bater esse papo com o amigo! Eu que agradeço pelo espaço, mais uma vez!

HEAVYNROLL Cara, já se passaram 10 anos de Draco, conta pra nós como está a banda após essa década?

LEO - A Draco vive um momento interessante. Nesses 10 anos muita coisa aconteceu, mudamos a formação algumas vezes, mas a essência sempre foi mantida. Hoje temos a felicidade de ter um reconhecimento bacana do público e imprensa, e estamos muito satisfeitos como um trio. Acho que vamos ficar assim por muito tempo.

HEAVYNROLL Qual foi o melhor momento desses 10 anos?

LEO - Seria hipocrisia se eu não dissesse que foi a abertura pro Black Label Society em 2011, que foi a nossa primeira experiência com uma banda internacional, mas toda vez que alguém nos adiciona, segue nas redes sociais ou fala conosco sobre a nossa música já justifica todo trabalho que tivemos até então.

HEAVYNROLL Qual atual formação da banda?

LEO Beto Pompeo no Baixo, que me acompanha há mais de 8 anos, Eduardo Polidori na Bateria, que estreou em novembro de 2012 na abertura pro Black Label Society, e eu, Leo Jamess, na guitarra e vocal.



HEAVYNROLL A Draco teve várias mudanças nesses últimos anos, podemos dizer que agora a banda encontrou uma formação ideal?

LEO - Acredito que sim, continuamos curtindo muito trabalhar os arranjos como um trio, especialmente por que o Beto e o Dudu se entenderam muito bem musicalmente, o que me dá mais segurança pra fazer a minha parte enquanto eles asseguram o peso da banda.

HEAVYNROLL Dia 16 de Junho, em Porto Alegre, vamos ter o show comemorativo dos 10 anos da banda. O que podemos esperar desse show?

LEO - Esse show sem dúvida será especial. Teremos alguns convidados como temos feito nas edições anteriores, mas desta vez contaremos também com a participação da Dani e o Vinicius, que gravaram o disco “Contramão”, e o baixista Andrei Pastl, que fundou a banda comigo. Então não tem como não ser histórico!

HEAVYNROLL Qual será o set list? 

LEO - Fizemos um set baseado no que temos tocado ultimamente, com músicas do “Contramão” e inéditas, porém com músicas que a Dani canta e que não tocamos desde que ela saiu, como “Escuridão”, e claro que alguns cover’s como Metallica e Kiss, mas esses são surpresa.

HEAVYNROLL Fiquei sabendo que vão ter umas participações especiais nesse show, o que tu pode nos adiantar?

LEO - Fora os ex-integrantes teremos Igor Assunção (Cartel da Cevada), Cristiano Wortmann (Zerodoze), Ricardo Finocchiaro (Sindicatis big Bando) e Gabriel Ijuí (Baltimore), e mais um que é surpresa, que vai fazer o encerramento do show.

HEAVYNROLL Ano passado encontrei a banda na Expomusic em São Paulo. Achei muito legal essa participação de vocês. Tu acha que é muito importante para bandas e músicos, participarem de eventos assim? 

LEO - Sem dúvida! Qualquer experiência de palco, seja em qual tipo de palco for, é válida. É nele que o músico aprende de verdade, é o melhor professor.

HEAVYNROLL A Draco tocou 02 vezes em Caxias do Sul, temos alguma chance da banda voltar à cidade?

LEO - Estamos armando a agenda do segundo semestre, espero que role este ano aí em Caxias, só depende dos contratantes.

HEAVYNROLL Como está a agenda da banda?

LEO - Estamos focados no show de aniversário, mas estamos buscando alguns contatos “por fora”, e aguardando alguns detalhes pra confirmar algumas datas pelo interior e em São Paulo novamente.

HEAVYNROLL Vocês fazem parte do movimento Rock Pesado do Sul, junto de outras bandas, mas, sinto que de todas elas, a que mais está na ativa, com shows, é a Draco. Tu podes comentar sobre isso? 

LEO - Acredito que as mudanças na formação não tenham nos atrapalhado muito com relação aos shows, mas temos cada vez menos bares de qualidade, com estrutura e público na região metropolitana, e isso está dificultando um pouco as coisas.

HEAVYNROLL Qual a sua opinião do atual momento do rock no Brasil?

LEO - Acho que depois do “furacão colorido”, as coisas estão começando a melhorar, mas o público ainda tem que aprender a valorizar o que é feito aqui. Estamos no caminho, mas ainda falta um bocado.

HEAVYNROLL Um álbum inesquecível?

LEO - São tantos (risos), “High Visibility” do Hellacopters, é o que eu tenho ouvido nos últimos dias, pela “enésima” vez.

HEAVYNROLL Um show inesquecível? 

LEO - Ah, o do Kiss de 2012.

HEAVYNROLL Um sonho do Leo Jamess?

LEO - Abrir o show do Black Sabbath em Porto Alegre. Apesar de ser Kissmaníaco, acho que o som da Draco tem mais o clima Sabbath.

HEAVYNROLL Um recado para os fãs e leitores do Heavynroll:

LEO - Sigam, adicionem e compartilhem a Draco nas redes sociais e aumentem MUITO o volume. Em breve teremos mais novidades para vocês!
[NOTA: Uma das novidades já está rolando, que é o novo single do Draco, "Egoísta". Confira abaixo]





Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”