VALVELINE: Heitor Rosa: "Se a cena cresce, e as bandas se apoiam, o público sente isso, e se faz cada vez mais presente."

[Entrevista] Por Marco Paim

Hoje a tarde bati um papo com o simpático Heitor Rosa, vocalista da banda Valveline, pelo Facebook, e desta conversa saiu esta entrevista muito bacana. Confira:

HEAVYNROLL - O Valveline é uma banda relativamente nova não é? Você tocou em algum outro projeto antes? Conte um pouco de sua história.

HEITOR - A Valveline é nova sim! Foi formada em 2010, mas só começamos a tocar mesmo em 2011.
Eu fiz parte de algumas bandas. Canto e toco guitarra, desde meus 14 anos, acredito. Comecei numa banda Punk, como guitarrista! E vocalista de alguns projetos que não foram adiante (risos)...Mas a principal foi a banda Cheyenne. Era uma banda de Covers de clássicos do Rock. Principalmente Hard Rock/Metal. foi nessa banda que assumi de vez somente o vocal. 
Digo que essa foi a principal, pois fundando essa banda que conheci o Marcelo (Guitarrista), e começamos a tentar compor nossas próprias músicas.

HEAVYNROLL Como surgiu o Valveline? Aliás, o que quer dizer este nome?

HEITOR - A Valveline surgiu quando eu e o Marcelo chamamos o Diego Antunes (bateria) para assumir o posto na Cheyenne, mas já com intuito de compor nossas próprias músicas. À partir disso foi um processo natural para escolher um novo nome, novo rumo, e definir a cara da banda em meados de 2010. Sobre o nome, sempre gostamos muito do som dos amplificadores valvulados dos anos 70 e 80, que são fabricados até hoje. Isso nos inspirou, pois numa tradução livre, seria algo como "Linha de Válvulas".

HEAVYNROLL - Como você define o som da banda? O material que eu ouvi soa como uma mistura de hard com metal, mas tem algo mais aí.

HEITOR - Legal você dizer isso! Nossas maiores influências são do Hard Rock/Metal Tradicional mesmo. Mas ao longo do tempo nos familiarizamos mais com Stoner e o Trash Metal também. Bandas como Black Sabbath, Metallica, Pantera, Alice in Chains e Black Label Society, acho que tem um pouco disso tudo. Não gosto muito de me prender a rótulos e estilos, mas acho que a gente caminha em uma linha entre o Metal/Stoner/Trash.

HEAVYNROLL - E as suas influências Heitor. Nota-se uma grande desenvoltura vocal de sua parte. Realmente faz a diferença no som da banda. Quais foram os seus mestres?

HEITOR - Obrigado! Vou dizer os 5 caras que mais gostei em toda minha vida na música: Sebastian Bach, Jorn Lande, David Coverdale, Layne Staley, e claro DIO!

HEAVYNROLL - Em Abril o Valveline lançou o EP "Raise Your Gun". Como está sendo a receptividade do público com este trabalho?

HEITOR - Está sendo ótima! Muitas pessoas já conheciam algumas das novas músicas, pois já executávamos nos shows e nos cobravam muito o lançamento (risos)...Tem um grande número de downloads feitos através da nossa fan page no facebook e do site Reverbnation.com/Valveline. Temos muitos EP's encomendados já (ainda não temos ele físico, será disponibilizado em junho), mas acho que posso dizer que boa parte dos comentários positivos que recebemos vem de fora do país, principalmente da Europa. Tem uma galera de lá que está sempre em contato com a banda. Por isso, estamos viabilizando uma distribuição dos nossos 2 EP`s no antigo continente.


HEAVYNROLL - E a cena aí em Sorocaba? A pouco, em outra conversa, você me disse que há uma união muito forte entre as bandas por aí. Em muitos lugares, por haver muitas bandas lançando material, existe uma concorrência boba, sem fundamento. O que tu acha disso?

HEITOR - Eu acho que a concorrência serve para fazer com que as bandas se profissionalizem mais, dentro de suas possibilidades, e cada vez mais busquem lançar materiais com melhor qualidade. Mas não no sentido de qualidade de gravação, mas sim de conteúdo mesmo. 
Agora, essas brigas entre bandas e esse ciúme que rola no meio Metal, é algo infantil, que não leva a nada. Existe espaço para todos. Os fãs de Metal são muito acolhedores, e podem gostar de inúmeras bandas com mesmo fervor. Acredito que, se a cena cresce, e as bandas se apoiam o público sente isso, e se faz cada vez mais presente.
Em Sorocaba e Região, existem grandes bandas de metal, umas com muito tempo na estrada e outras mais novas. Mas posso garantir que todas são muito boas e tem algo a acrescentar no cenário. 
Tem ótimos festivais acontecendo por aqui também, com uma boa estrutura, como o Live to Rock e o Die Fight.

HEAVYNROLL - E quais são os próximos passos da banda agora? EP lançado, clipe lançado. O que o Valveline prepara para o segundo semestre de 2013?

HEITOR - Nosso projeto inclui, o lançamentos de outros 2 videoclipes, que completam nossa trilogia, e o lançamento de um novo EP, no estilo "Raise Your Gun".  Sempre gostamos muito das gravações dos anos 70, e queremos tentar fazer algo do gênero com a banda (guardadas as óbvias proporções (risos)), para mostrar mais esse nosso lado mais cru. Sem muita ajuda da tecnologia. Paralelamente à isso, já estamos preparando para o ano que vem o lançamento do nosso primeiro CD full.

HEAVYNROLL -  Explique melhor sobre essa trilogia, qual é o tema abordado?

HEITOR - Gostamos muito de abordar temas como política, sociedade e comportamento humano. dentro desse contexto estamos criando a nossa "Trilogia da Alienação".

HEAVYNROLL - Quais as músicas que fazem parte desta trilogia?

HEITOR - "The Final March", que é o tema do primeiro EP, e mostra o meio da história."All My Pray for You" que será o próximo clipe e mostra o início, e por fim "Raise Your Gun" que finaliza o tema.

HEAVYNROLL - Em nome do site Heavynroll agradeço a atenção Heitor, e desejamos muito sucesso a banda Valveline. Deixo o espaço para considerações finais.

HEITOR - Eu é que agradeço o espaço para a banda, e quero dizer duas coisas: Primeiro, parabéns à Equipe do HeavynRoll pelo ótimo trabalho, que ajuda e muito, a movimentar a cena Heavy Metal no Brasil. E deixar aqui um pedido às bandas e adoradores do Metal: Vamos nos apoiar e prestigiar o cenário brasileiro de Metal, pois temos em nosso país, bandas excelentes, com conteúdo e muita qualidade, que não devem nada para outras bandas internacionais!
Grande abraço à todos e "Long live Rock n'Roll"!!!



====================
O Que o Heitor Anda Ouvindo
Ghost - "Opus Eponymous" 
Alice in Chains - "Black Gives Way to Blue"
Down - "Nola" 
Adrenaline Mob - "Omertá"
Black Sabbath - "Black Sabbath" - "Nunca deixo de ouvir toda semana está em minha playlist (risos)"

Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

HATE HANDLES: Banda lança documentário