PAULITCHAS CARREGOSA: “Sempre teve mulher no meio musical, mas acho que a mídia não dava espaço.”

[Entrevista] Por Geraldo Andrade

Detonator, o filho do Deus Metal, após sua saída do Massacration, formou uma banda chamada “Detonator e as Musas do Metal”. Ele formou essa banda só com mulheres lindas e talentosas. Fui atrás de uma das Musas do Metal, fui conversar com a guitarrista Paulitchas Carregosa, numa conversa muito legal, ela fala da sua carreira, do Detonator e muitas outras coisas muito interessantes. Confere o papo com a Musa Paulitchas Carregosa!

HEAVYNROLL - Paula, tudo bem? Antes de começar a nossa conversa, quero te agradecer em nome do Heavynroll, por nos conceder essa entrevista:

PAULA - Tudo ótimo, Muito obrigada pelo convite!

HEAVYNROLL - Quem é Paulitchas Carregosa?

PAULA - Meu nome é Paula Carregosa, nasci em São Paulo Capital em 1990, sou formada em comunicação Social Relações Públicas e tecnólogo em Marketing.
Acredito que sou uma pessoa simples e de fácil relacionamento, pois não sou de ficar ''causando'' com coisas pequenas, não curto frescura. Sou mais na minha, mas se não curtir algo chego e falo. Apesar desse jeito mais tranqüilo, o mundo pode estar acabando lá fora e eu estou na maior calma, à maioria do tempo só falo besteira e brinco. Ah! Sou Guitarrista também!

HEAVYNROLL - Como começou sua paixão pela musica? Principalmente pela guitarra?

PAULA - Minha paixão pela música na verdade vem desde pequena, Sempre ouvi hardcore, Classic Rock, sons mais tranqüilos. Ai com o tempo as coisas foram piorando (risos) e ai estacionei no DeathMetal. Bom, na verdade tudo começou com a bateria. Com 11 anos de idade eu tinha uma banda cover de Angra com os meninos do meu condomínio no qual eu era baterista. Toquei batera por cinco anos, dos 11 aos 16, e também nunca estudei o instrumento, aprendi por conta de ver vídeos e ouvir meus amigos. Toquei em banda de HC também.
Com esse tempo de convivência de banda e de ver os meninos da guitarra tentando tocar as musicas e não conseguindo, eu curiosa e intrometida pegava a guitarra tentava e conseguia tocar o que todos tinham dificuldades. Todos ficavam como diria Bruno Sutter ''de caô'' comigo.
Por influência desses meus amigos, em 2006, troquei a batera pela guitarra ao perceber que levava jeito mesmo para a coisa e a facilidade que tinha para aprender, e ao tirar as musicas que gostava fui gostando cada vez mais do instrumento. Apesar de gostar demais de bateria Acho que foi a melhor coisa que fiz.

HEAVYNROLL - Qual o motivo que te levou a escolher a guitarra?

PAULA - A guitarra é um instrumento mais complicado para se aprender e eu que sou xarope quero sempre fuçar as coisas, fazer o impossível e aprender coisas difíceis.
Já toquei baixo, toquei bateria (ainda toco ambos), mas a guitarra é algo sem explicação, uma guitarra sozinha faz festa! Em um churrasco, por exemplo, você toca as pessoas já cantam e interagem agora no baixo já não rolaria e muito menos bateria. Essa importância da guitarra pesou também na minha escolha.

HEAVYNROLL - Suas principais influências?

PAULA - Principal influência é o DeathMetal. Mas gosto de ouvir música clássica tipo Vivaldi, Mozzart, Bethooven também, porque tem muito aqueles lances de sweeps e arpeggios que tanto gosto (risos). O DeathMetal é algo bem técnico e que também tem a viagem dos arpeggios e solos a mil bpm por minuto que eu acho incrível (risos).
Digamos que se não fosse por ele eu não tocaria com a técnica que tenho hoje, tudo que sei na guitarra é porque estava tocando esse estilo. E acho que a melhor maneira de treinar é tocando as musicas que gostamos então o deathmetal e esses metal/experimental só me ajudou.

HEAVYNROLL - Qual equipamento você usa?

PAULA - Toco com uma Tagima modelo K-2. Logo pegarei uma Vulcan da Tagima também, Hoje sou endorser da marca. Uso Cabos da Sparflex, sou endorser deles também. Pedais não tenho, para não falar que nunca usei, toquei na sparflexday com o set de pedais emprestado pelo Edu Ardanuy na escola EM&T e curti muito, To pensando em até dar um ''furtinho'' de leve no set dele! (risos) Senão me engano é da zoom!
Amplificador não tenho também, em shows uso o que tiver, apesar de ter uma preferência pelos equipos da Peavey pela distorção já que não uso pedal, o 5150, hoje chamado de 6505 é meu amorzinho. Têm outros que curto também como o ''Hughes & Kettner'' e o ''Mesaboggie''. Mas ainda sim estou fiel a peavey, Gosto pessoal (risos)


HEAVYNROLL - Vocês, as Musas do Metal, são lindas e com um talento incrível, mas, mesmo assim, existe o preconceito, por serem mulheres tocando heavy metal?

PAULA - Tem preconceito sim, em todos os lugares e em qualquer profissão. Mas na música é pior independente de ser Heavy Metal, rola por se tratar de mulheres e bonitas.
De começo tem aquela história só está tendo apoio na música porque é mulher ou porque é bonita. Eu sinceramente acho que nas musas do metal todas estão ali porque merecem e não porque são bonitas, apesar de ser um dos critérios e proposta da banda. TODAS passaram por um teste musical e eu realmente acho que o que nós fazemos tem muito homem que fala demais e não faz. A Iza Molinari talentosa toca baixo, guitarra, canta muito na UPSET e de quebra é nossa batera a Juju apesar de estar começando tem uma facilidade tremenda para pegar as coisas e é esforçada demais já está tocando demais e a Isa Nielsen toca muito, formada em Música e professora de guitarra, preciso falar mais nada né? Todas que estão lá são esforçadas e acredito que mereça essa oportunidade e como TODAS realmente tocam, não sei elas, mas eu realmente não ligo (risos). Não quero soar convencida mas eu me garanto muito mais que vários homens na guitarra. (risos)

HEAVYNROLL - Hoje em dia, as mulheres estão invadindo o rock n roll, coisa que antigamente, era muito pouco. Existem bandas e artistas talentosas demais. Qual a tua opinião sobre isso? Há que se deve essa “invasão”?

PAULA - Hoje as minas estão arretadas, fazendo de igual para igual ou até melhor que os marmanjos (risos). Sempre teve mulher no meio musical, mas acho que a mídia não dava espaço. Mas eu penso que hoje a mulherada sabe que é possível e que elas são capazes de fazer um som bem feito e conseqüentemente vem o reconhecimento. O nível das bandas femininas subiu, e esse espaço abrangeu também.
Independente de ser banda de mulher ou não, se a banda é boa porque não apoiar. Acho que quem faz o lance bem feito merece reconhecimento e que não faz, não (risos), vá ensaiar!! Acho que temos que avaliar o som independente de sexo, gênero, opção sexual. Mas as mulheres estão dominando o mundo. (risos)

HEAVYNROLL - Quais guitarristas você destacaria hoje em dia, independente do estilo ou quem?

PAULA - O primeirão Hendrix precisa nem falar o porquê né? Canhotinho que nem eu (risos), ou melhor, eu sou canhota como ele (risos). Acho o máximo quando as pessoas me comparam a ele. O segundo Yngwie Malmsteen, mais pelo estilo de tocar, e chega bastante gente comparando também, e eu nem acho ruim (risos), minha maior influência tecnicamente falando. Agora dias atuais Tosin Abasi, o mestre do ''Animal as Leader'' e das 8 cordas, inovou fazendo o Djent. e curto bastante o estilo do Michael Keene da banda The faceless.

HEAVYNROLL - O que você ouve hoje em dia?

Paula - Olhando aqui no meu celular, ando escutando isso:
The Faceless, Born Of Osiris, Burning the Masses, Infant Annihilator, Rings Of Saturn, Dying Fetus, Nile, Animal As Leader, Signal the Firing Squad, The Haarp Machine, Between Buried And Me, Necrophagist, Disfiguring The Goddes, Obscura, etc. Têm muitas! Conseqüentemente Todas minhas influências.

HEAVYNROLL - Você é guitarrista da banda “Detonator e as Musas do Metal”, como aconteceu o convite entrar na banda?

PAULA - Na verdade recebi uma mensagem no facebook do produtor do Rocka Rolla dizendo que eles estavam fazendo testes para guitarristas e que eu me encaixava no perfil, se eu teria disponibilidade para gravar um dos programas que isso já seria o teste. Na mesma semana fiz o programa com o Detonator e entrei para a banda. O Sutter conferiu meus vídeos no youtube por indicação de alguém (não sei quem foi, mas obrigada (risos)).

HEAVYNROLL - Como é trabalhar com o filho do Deus metal, Detonator?

PAULA - É bem divertido, e tranqüilo. O Detonator tem maior respeito por nós, meninas da banda, agora com as groppies já não sei (risos). As minhas parceiras de banda também são gente finíssimas, então é divertido como toda banda, Várias brincadeira, piadinhas. (risos). Afinal estou fazendo o que mais gosto que é tocar, e com pessoas que também gosto, melhor ainda.


HEAVYNROLL - É de conhecimento de todos, sua paixão pelo Death Metal, pode nos falar sobre essa paixão?

PAULA - Sempre curti Rock, com 11 anos já gostava de New Metal tipo Slipknot, Korn, Bleed The Sky, mas com o tempo comecei achar ''fraquinho'' e fui piorando (segundo minha mãe) (risos) comecei a ouvir Cannibal Corpse e aquelas bandas todas que já falei a cima. Fiquei no Death principalmente por tocar guitarra e queria algo mais trabalhado e difícil. Alem de me desestressar demais, se eu não ouvisse death metal certeza que sairia atirando em todo mundo (risos) (brincadeira), mas que me deixa calma, deixa.

HEAVYNROLL - Além da banda Detonator e as Musas do Metal, você tem participações especiais em clipes, ou álbuns de outras bandas, como Comitiva do Rock e Carapuça, pode comentar essas participações?

PAULA - Participei no clipe ''Ela Manda'' da banda Carapuça. Alem de ser amiga do João (Animal) vocal da banda, curto a musica e letra da música na qual participei do clipe. A musica fala de mulheres Obvio e que nós que mandamos nessa porra toda. Vamos dominar o mundo, já falei (risos).  
Participei do clipe ''Puxando Ferro'' uma parodia do ''Camaro Amarelo'' da dupla Munhoz & Mariano feita pelo grupo COMITIVA DO ROCK. Fui a ''mina da academia'' (risos), alem de achar a idéia da banda genial de fazer essas parodias, esse clipe ficou demais de divertido. Alem do mais, tenho uma amizade com o Zezé Cavaleira e o empresário Chris Oliver, que me fez esse convite.
E a ultima foi o Estúdio Showlivre com a banda UPSET, projeto paralelo da Iza Molinari (batera do Detonator e as Musas do Metal) fiz uma participação na música ''Esqueça de Tudo'' que ficou demais. Estou em gravação com outros projetos também, fazendo ''participações especiais'' (quem vê pensa) (risos). Logo mais tem novidade ai e mando para vocês do HeavynRoll dar uma olhada. Vou aproveitar o espaço aqui e agradecer esses meus 3 amigos a cima pelo convite porque adorei participar de todos esses projetos, e dizer que só participei porque realmente acredito no trabalho de vocês!Os próximos projetos que estou gravando, agradeço vocês depois, seus lindos!

HEAVYNROLL - E os seus vídeos, no seu canal do Youtube? Nele podemos ter noção, de como você toca, muito bem, em minha opinião. Pode comentar sobre esses vídeos?

PAULA - Os vídeos no Youtube na verdade nunca esperei nenhum retorno deles. Gravei por gravar e deu certo. Um dos meus primeiros vídeos está com mais de 210mil views. Até um pouco assustador isso. Mas foi daí que tive essa visibilidade e foi chegando os convites para tocar no Detonator, fazer participações com bandas que eu gosto. Inclusive, chegar até meus próprios IDOLOS! Caso recente foi um cover do Infant Annihilator que fiz, que os caras da banda me mandaram mensagem, dizendo estar ''fucking Awesome'' e até compartilharam o vídeo na pagina oficial deles, isso é do caralho! Como disse a eles ''Estou com vergonha, orgulho de mim mesma (risos) e Feliz''. Fiquei sem reação! Fora eles, os caras do Born Of Osiris também já me mandaram mensagem falando dos meus covers. 
É sempre bom ser reconhecido pela galera e sou muito grata a todos por isso, mas o reconhecimento do próprio artista não tem preço. Eu sinceramente não esperava tamanha repercussão dos meus vídeos. Hoje nas estatísticas do meu canal do Youtube vejo que meus vídeos já foram visualizados pelo mundo inteiro, ainda não caiu minha ficha (risos) não tenho idéia dessa imensidão, é meio louco isso.

HEAVYNROLL - Qual a sua opinião do atual momento do rock no Brasil?

PAULA - A cena underground está bastante movimentada, acredito que o Rock/Metal só não morreu ainda aqui no Brasil por conta dessa galera que faz as coisas na independência.
Exemplo mesmo foi essa última virada Cultural que aboliram o Rock, dando espaço ao funk. Complicado! Mas mesmo assim a galera headbanger, por conta própria, fez um palco na frente da galeria do rock com várias atrações bacanas de Metal/Rock. Enfim, O melhor da virada cultural, mas não faz parte dela.
Disso já podemos sacar que no Brasil o espaço pro Rock está sem moral, infelizmente.

HEAVYNROLL - Como somos um Blog do Sul, gostaria de saber o que você conhece do rock gaúcho?

PAULA - Puts! Não conheço muitas. Têm as meninas do Panndora, que são do Sul, Intorment, Third Ear, Allgreed, Krisiun, Ashes... Às vezes até conheço outras, mas não sei que são do Sul.

HEAVYNROLL - Você é canhota, muitos dizem que isso é uma desvantagem para quem toca. Qual sua opinião sobre isso? Existe essa desvantagem?

PAULA - Desvantagem no sentido de achar um instrumento bacana. Não tem muitas guitarras top de linha para canhotos, trabalhei em loja de instrumentos e todas eram muito simples.
Às vezes achava umas raridades lá, mas canhoto é meio carente de guitarra potente e saía rapidinho (risos), nesse aspecto é verdade. Tem outro aspecto é de tablaturas, partituras. Nunca fiz aula na vida e agora estou tendo a oportunidade de estudar na EM&T Escola de Musica e tecnologia, então temos que se adequar ao mundo destro até para ler. Ainda estou aprendendo a ler, mas já descobri um jeito firmeza demais para ler! Leio que nem japonês, com a folha de cabeça para baixo, de baixo para cima, da direita para esquerda. Falando assim parece meio complicado, mas não é! (risos) (dica para canhotos). Fica até mais fácil do que para os próprios destros.
Normalmente os destros leem a corda de baixo, mas na verdade é para tocar a mizona de cima. Você sendo canhoto e fazendo essa loucura vai ver a de baixo e tocar a mizinha de baixo mesmo. AHH sei lá não sei explicar (risos). Mas fica mais fácil sim. Mas, dificuldades para aprender nunca tiveram por ser canhota, até porque os canhotos são mais espertos (risos).

HEAVYNROLL - Você é uma mulher vaidosa?

PAULA - Sou vaidosa demais! Não saio de casa sem a massa corrida na cara (risos), pó, blush, batom, delineador. Alem de me preocupar com cabelo, pele, roupa.
Adoro uma comprinha de leve, Ganhar presentes também!! Se quiserem, podem me enviar ADORO! (risos)

HEAVYNROLL - O que a Paulitchas faz quando não está no palco ou em estúdio?

PAULA - Eu como cheese-bacon e durmo (risos). Pior que é verdade! Quando não estou tocando, ensaiando ou nos palcos. Estou em restaurante, bar, buteco comendo temaki ou algo bem gorduroso que tenha bacon ou em casa jogando mega drive 2 com meus amigos. (risos)

HEAVYNROLL - Um álbum inesquecível?

PAULA - Álbum inesquecível humnn.. Ganhei uma vez o cd do ET e Rodolfo! Muito Bom! (tenho até hoje) (risos). Bom, acho que ''Brave New World'' do Iron Maiden foi meu primeiro CD. Ganhei do meu pai quando estava internada, na época tinha 8 anos. O motivo que fiquei internada foi o melhor (risos), Porque passei vontade de comer algodão doce segundo o médico. (risos) Mas é verdade lembro até hoje, só sei que vomitei até pelo nariz.

HEAVYNROLL - Um show inesquecível?

PAULA - Inesquecível foi o do Iron Maiden também. Quando eles vieram no autódromo. Tenso foi à lama, mas o show foi foda. Mas também curti o Whitechapel, Behemoth, Amon Amarth, Walls Of Jericho, Cannibal Corpse, Job For a Cowboy, Decapitated, At The Gates, etc.

HEAVYNROLL - Um sonho da Paulitchas Carregosa?

PAULA - Sonho... Não sei não. Ser reconhecida cada vez mais, melhorar na guitarra, minha técnica. Acho que isso tudo só depende do meu próprio esforço, e acho que não é algo impossível. Talvez seja um sonho fazer um cd solo no estilo technical DeathMetal que já está nos meus planos e quem sabe as bandas que gosto e guitarristas, baixistas, bateras e vocais de bandas que me inspiro tocar minhas musicas comigo? Acho que seria bem legal.

HEAVYNROLL - Um recado para os fãs e leitores do Heavynroll:

PAULA - Obrigada galera que me segue, curte minhas coisas e meu estilo de tocar guitarra e mais uma vez obrigada HeavynRoll. Sou muito grata a todos vocês por esse apoio que todos me dão, as mensagens de incentivo, as comparações legais que fazem as dicas, eu fico muito feliz de verdade e isso alem de me fazer um bem danado, faz com que me ''levante'', no sentido de não desistir, e sempre ir alem do que posso não ficar de preguiça (risos) e assim melhorar cada vez mais. Saber que eu já sou referência como musicista para alguns de vocês me deixa sem palavras.
E se tu que é leitor da HeavynRoll e não conhece meu trabalho, me procura nas redes sociais e assista a meus vídeos no Youtube. Espero que vocês gostem!

LINKS




Comentários

  1. Tem gente que tem que estudar muito pra tocar alguma coisa, outros nascem com o dom de tocar
    muito. Você nasceu com o dom de tocar muito, que Deus continue te iluminando.

    ResponderExcluir
  2. Não tem como negar que tem muitas meninas aparecendo agora por causa, principalmente, da beleza. A banda Nervosa mesmo tem uma simplicidade no som mas são bonitas e em relação à Paula basta ver o Facebook dela que é cheio de cabeludo doido por ela. Entretanto esse fator não devia ser motivo para odiarem as meninas que estão aparecendo. A galera devia entender que a música funciona desse jeito quando se pretende torná-la seu ganha pão. Pra ganhar dinheiro tem que vender o seu produto e, portanto, ele deve ser atraente. Se a Paula tivesse 40 kgs a mais será que teria o reconhecimento que tem hoje? Pelo óbvio, as chances seriam bem menores.

    Sempre tem essa galera do metal que quer avaliar os fatores que levam uma banda a fazer sucesso, temem que a banda se torne comercial. Acho muito chato isso, sinceramente. Eu gosto muito do trabalho da Paula, Nervosa, Panndora, entre outras. Compraria de boa o material delas (só não comprei ainda porque não deu) e pagaria para ir nos shows.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais vistos da semana

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

CONSTANTINE: Cintia Constantine - “Eu queria muito que as bandas fossem mais reconhecidas.”

ALMAH: Raphael Dafras - “O Brasil é um País de muitos talentos escondidos”

ROSA TATTOOADA: Valdi Dalla Rosa - “Um cara apaixonado por musica!”