JULIANA ROSSI: “Eu sou totalmente focada no meu trabalho, hoje eu posso dizer que a minha profissão é Cantora e como todo trabalhador, tenho que dar conta.”

[Entrevista] Por Geraldo Andrade

Juliana Rossi, esse é o nome de uma das melhores vocalistas do rock/metal brasileiro na atualidade. Recentemente foi considerada uma das musas do metal brasileiro. Fomos atrás dessa grande vocalista, para saber como foi sua saída da Ravenland, da nova banda, dos planos para o futuro e muito mais, vale à pena conferir essa conversa!

HEAVYNROLL - Juliana, tudo bem? Antes de começar a nossa conversa, quero te agradecer em nome do Heavynroll, por nos conceder essa entrevista:

JULIANA - Eu que agradeço pelo convite e carinho.

HEAVYNROLL Como está Juliana Rossi após a saída da Ravenland?

JULIANA - Eu estou bem, foi uma decisão difícil, porém consciente.

HEAVYNROLL Qual foi o motivo da tua saída?

JULIANA - O motivo principal da minha saída foi a minha agenda profissional, estou envolvida em alguns projetos que futuramente poderia prejudicar o andamento da gravação do CD novo e sua agenda. Seria antiético de a minha parte gravar um material e não poder seguir com a divulgação.

HEAVYNROLL O que ficou de bom desse tempo que esteve na banda?

JULIANA - Os amigos que fiz durante o tempo em que estive na Ravenland ficaram comigo – eu não gosto muito de usar a palavra fã, porque eles acabam se tornando amigos carinhosos que seguem e apoiam sem nós pedirmos, sou muito grata a todos eles e aos companheiros da Ravenland.

HEAVYNROLL Fiquei sabendo que está nascendo um novo projeto/banda com a Juliana Rossi, pode nos contar algo?

JULIANA - Com certeza (risos). A banda ainda é um embrião, já temos duas músicas quase prontas – desta vez estou como compositora também, ao menos nessas duas músicas, uma nova e outra que veio da bagagem do HevoraH que não chegou a ser lançada e outras para trabalhar – músicas dos demais envolvidos.

HEAVYNROLL As letras desse novo projeto serão em português? Porque isso agora e não o inglês?

JULIANA - Sim, serão em português. Nós resolvemos fazer as letras em português pelo desafio de arriscar algo novo, rock nacional, porém no cd haverá, a princípio, duas músicas em inglês.

Nova Banda: Juliana Rossi, Fernando Tropz e Banes Gonçalves
HEAVYNROLL Qual estilo vai ser esse novo projeto?

JULIANA - Com certeza Rock – todos nós estamos nos harmonizando para dar um direcionamento ao estilo, mas no geral é rock.

HEAVYNROLL Dois ex-Raveland vão te acompanhar nesse novo projeto, o guitarrista Banes Gonçalves e o baterista Fernando Tropz, como aconteceu o convite para os dois participarem desse projeto?

JULIANA - Na verdade não foi um convite, mas sim uma conversa, onde as ideias combinaram. Logo após a minha saída, eles resolveram sair também, porém com motivos diferentes dos meus – quero deixar claro que não houve motim, o Banes e o Tropz são adultos e tem opinião própria, só para deixar claro - e como nós sempre nos demos bem tocando juntos, conversamos, falamos sobre a agenda de todos, entramos em um acordo comum e resolvemos tocar juntos novamente.

HEAVYNROLL E baixista? Já tem algum definido?

JULIANA - Sim, logo mais o divulgaremos junto à banda.

HEAVYNROLL Quando vamos ser apresentados ao trabalho/musica desse novo projeto?

JULIANA - Por mim, eu lançaria agora, mas não tem nada gravado (risos), mas em breve, muito em breve.

HEAVYNROLL Recentemente, tu foste considerada uma das musas do metal nacional, o que tu acha disso?

JULIANA - Serei sincera – engraçado (risos) porque eu luto com a balança, tenho os meus Bad Day’s com o cabelo e a palavra Diva, Musa, Deusa... eu me sinto no Olimpo (risos) aí eu penso: to ferrada (risos) se as pessoas descobrirem a minha neura com roupas, do tipo: to gorda? Acho que elas não vão me achar tão “Musa” (risos), mas agora, saindo da parte estética e falando da musical, eu fico muito feliz em me citarem ao lado de outras vocalistas fantásticas que eu respeito muito, eu agradeço de coração, fico muito feliz e lisonjeada, porém constrangida ao mesmo tempo e não é falsa modéstia, é sincero.  
pocket show
HEAVYNROLL Tu participas daqueles pockets show, no metrô de São Paulo, pode comentar sobre esses projetos?
JULIANA - Com certeza! O meu Pocket show é realizado pelo Projeto Encontros e Cinemagia. É acesso a cultura gratuita, me sinto privilegiada por participar, porque além dos meus pocket shows, eles organizam oficinas culturais (cinema, dança, teatro, desenho), é um projeto fantástico que deveria ter em todo o Brasil. Espero que eles alcancem isso. É uma grande oportunidade de o artista mostrar o seu trabalho com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Correios e Metrô
HEAVYNROLL Qual é a reação do publico, no metrô? Pois temos pessoas de todos os tipos e certamente com um gosto musical variado?

JULIANA - A reação é sempre positiva, algo que me deixa muito feliz. Eu já fiz Pocket shows com temas: Broadway, Disney, Vocalistas de Metal feminino, Pop, Rock.. enfim e é legal, pois quem não me conhece, chega com uma certa curiosidade e acaba ficando... outros assistem apenas uma música e depois vão embora, mas como o contato com o público é muito próximo, dá para ver o rosto das pessoas e ver as suas reações.
Algo que me deixou muito feliz foi que, mesmo eu cantando Rock pesado no Metrô, senhores e senhoras de idade ficaram assistindo até o fim e vieram me parabenizar, acharam bonito (isso me pegou de surpresa (risos)). Resumindo: é muito compensador, prazeroso, a reação das pessoas é muito positiva.




HEAVYNROLL Tu participas de musicais, apresentações no metrô e agora a nova banda, como a Juliana dá conta disso tudo?

JULIANA - Eu sou totalmente focada no meu trabalho, hoje eu posso dizer que a minha profissão é Cantora e como todo trabalhador, tenho que dar conta. (risos).

HEAVYNROLL E a professora de canto Juliana Rossi?

JULIANA - A professora de canto é brava e exigente, mas com muita paciência e carinho, faço com eles o que os meus mestres/ professores de canto fizeram e fazem comigo. A voz é um instrumento de sopro, requer muito estudo, se você não tratar bem, vai acabar perdendo-a, portanto devemos cuidar dela com carinho e disciplina.

HEAVYNROLL O que tu anda ouvindo hoje em dia?

JULIANA - Ultimamente eu estou ouvindo muito o CD Tears On Tape do HIM, 30 Seconds to Mars, Evanescence, Halestorm e Hard Rock no geral.

HEAVYNROLL Que vocalistas brasileiras, independente de estilo, tu destacaria hoje em dia?

JULIANA - Olha do meio Metal eu adoraria citar a Mizuho Lin (Semblant), Stefanie Schirmbeck (Holiness), Arya Medeiros Cappia (Eve Desire), são vocalistas fantásticas. Saindo do meio Metal, eu admiro muito a Maria Gadú, Malu Aires, Alessandra Mezzadri, Marisa Monte, Cassia Eller... Enfim, tem muitas vocalistas ótimas aqui no Brasil.

HEAVYNROLL Vejo que tu e tua família, teus pais, são muito unidos, pode comentar essa relação entre vocês? Vejo que tu tens total apoio deles.

JULIANA - Meus pais sempre me apoiaram em tudo, até se eu quisesse ser astronauta, eles apoiariam (risos), eu e o meu irmão temos a total liberdade de escolha aqui em casa. Meu pai também é um artista, desenha maravilhosamente bem e o meu irmão herdou o talento dele. Eu só tenho elogios a respeito da minha família, nos apoiamos em tudo, sem julgamentos, sou privilegiada por ter caído aqui (risos), eles são o meu alicerce.

HEAVYNROLL Um álbum inesquecível?

JULIANA - Difícil, gosto de tantos álbuns e vários foram inesquecíveis para mim, mas um que me marcou muito foi o "Century Child" – Nightwish, me lembra muito a minha primeira banda cover, meu primeiro contato com o palco.

HEAVYNROLL Um show inesquecível?

JULIANA - Inesquecível foi à abertura do show do Nightwish em 2008 com o HevoraH – um sonho realizado e o show que eu dividi o palco com o Cruachan – energia maravilhosa, banda super carismática, isso foi um presente para mim.

HEAVYNROLL Um sonho da Juliana Rossi?

JULIANA - O meu sonho é viver totalmente da minha arte – algo que eu estou conseguindo ao poucos e que está me deixando muito feliz e realizada.

HEAVYNROLL Um recado para os fãs e leitores do Heavynroll:

JULIANA - Pessoal muito obrigada pelo carinho e apoio, este blog é fantástico! Obrigada Geraldo, pelo espaço e convite, vocês são demais!

Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

HATE HANDLES: Banda lança documentário

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”