2001 - O Heavy Metal no Ano 2001




The Metal Opera - AVANTASIA
Lançamento: 22.01 / País: Alemanha

Capitaneado pela genialidade do vocalista alemão Tobias Sammet (Edguy), nascia uma das maiores e bem sucedidas Metal Operas da história. O primeiro álbum do AVANTASIA é sem dúvida o mais emblemático também. A primeira Opera Metal a ganhar dimensões globais, crédito da visão e perspicácia de Tobias, que além de ótimo compositor, soube escolher a dedo os integrantes desta grande obra. 

Nomes como Kai Hansen (Gamma Ray), Michael Kiske (ex-Helloween), Oliver Hartmann (ex-At Vance) e sem dúvida a grande surpresa (e não fez feio) André Matos (Shaman, ex-Angra) fazem parte do cast deste trabalho. Já a sonoridade, se assemelha aos álbuns do EDGUY, com a diferença de ser mais voltado ao Metal Melódico e de haver muito mais vozes e diferentes interpretações.

Destaques para as clássicas e ovacionadas "Sign of the Cross" e a faixa título, "Avantasia", mas o álbum como um todo é muto bom, um grande trabalho de estréia.



SAVATAGE - Poets and Madmen
Lançamento: 03.04 / País: Estados Unidos

Este é o 11º álbum de estúdio desta fabulosa e subestimada banda e também marca o fim de sua carreira. Outra característica é o retorno de Jon Oliva aos vocais, já que Zakk Stevens deixava a banda no álbum anterior para se dedicar ao CIRCLE II CIRCLE. 



Horror Show - ICED EARTH
Lançamento: 26.06 / País: Estados Unidos

Depois do estrondoso sucesso de "Something Wicked This Way Comes" (1998) e o álbum ao vivo "Alive in Attens" (1999) a banda tinha que manter o pique e não deixar a bola cair, e foi o que fizeram! Dois anos depois vinha o fabuloso "Horror Show" para confirmar que o ICED EARTH se tornara uma das principais bandas de Heavy Metal americanas da nova geração. 

Desta vez a banda traz um álbum temático, baseado em filmes e contos de terror, como o nome das músicas já sugerem: 'Wolf", "Damien", "Frankenstein" e a clássica "Dracula". Além disso ainda temos o competente cover do IRON MAIDEN para a música "Transylvania". Aliás, vale mencionar que este cover ficou tão bom e tão ovacionado que no fim de 2002 lançaria um álbum apenas com covers, o "Tribute to the Gods". (Obs: No Spotfy este álbum está como 2001, mas no site da banda é de 2002, vai saber...)



Demolition - JUDAS PRIEST
Lançamento: 16.07 / País: Inglaterra

Este é o segundo e último álbum de estúdio com a voz de Tim "Ripper" Owens nos vocais. O JUDAS não está tão Thrasher como no álbum anterior (Jugulator), mas o peso e a fúria ainda são os mesmos. Um dos melhores trabalhos lançados pela banda, traz um Metal trabalhado e muito pesado, para muitos, mais assimilável que "Jugulator". 

As músicas variam entre o Tradicional e até o Industrial em músicas memoráveis que, por uma grande lástima, não são mais executadas, como as pesadas e clássicas "Machine Man", "One on One" e "Feed on Me", além das belíssimas "Hell is Home" e "Lost and Found". Alguns dizem que é porque o Halford não consegue cantar, mas eu digo que conseguiria sim, à sua maneira.

Destaco também as incríveis e criativas "Bloodsucker", "Cyberface" e a fabulosa "Metal Messiah", porém, é um álbum que pode ser ouvido do início ao fim sem se arrepender e sem cansar. Uma importante página na história do Heavy Metal que, infelizmente, o próprio JUDAS PRIEST está deixando pra trás, visto que nem nas plataformas de streaming ele se encontra...



Metus Mortis - BRAINSTORM
Lançamento: 21.10 / País: Alemanha

Uma das minhas bandas preferidas! Sim, o BRAINSTORM está entre as 10 bandas que mais escutei na minha vida. Infelizmente, muita gente não conhece a ótima obra destes alemães, e dou destaque aqui principalmente aos álbuns lançados no começo dos anos 2000, uma sequência de ótimos trabalhos, começando exatamente pelo "Metus Mortis". 

Este é o segundo com o vocal do grande Andy B. Frank e também de uma trinca dos três melhores álbuns da banda. O BRAINSTORM se caracteriza por um Heavy Metal trabalhado e bem musical, onde cada música tem sua própria identidade, além do ótimo entrosamento das guitarras em um bom gosto absoluto da cozinha. Neste álbum temos algumas das melhores músicas do grupo, como "Blind Suffering", "Checkmate in Red", "Into the Never" e "Meet Me in the Dark".




Rebirth - ANGRA
Lançamento; 13.11 / País: Brasil

Sem dúvida este álbum é um marco na carreira do ANGRA e também na história do metal nacional. Após a saída de André Matos, Luis Mariutti e Ricardo Confessori, a banda (leia-se os guitarristas remanescentes) se viu em um grande problema e viu o fim bater a sua porta. Mas eis que surgem grandes talentos brasileiros, como o vocalista Edu Falaschi, que vinha fazendo um ótimo trabalho no SYMBOLS, o gaúcho e extraordinário baterista Aquiles Priestes (Hangar), e o virtuoso baixista Felipe Andreoli. O resultado disso é um dos melhores álbuns da história do Prog Metal melódico mundial.

O álbum traz um ANGRA renovado e muito inspirado. Destaques para as clássicas "Nova Era", que ficou tão popular quanto "Carry On" e a faixa título, "Rebirth", que se tornaram clássicos absolutos.  Mas o álbum por inteiro é uma obra prima, com músicas meticulosamente elaboradas e trabalhadas. Dou uma ênfase ainda maior as minhas favoritas: "Millennium Sun", "Acid Rain" e "Heroes of Sand". 




Decipher - AFTER FOREVER
Lançamento: 26.12 / País: Holanda

Quem me conhece sabe que sou um fã incondicional de maravilhosa Floor Jansen, e é claro que neste álbum a sua voz poderosa é o grande destaque. O AFTER FOREVER foi uma das principais bandas dos anos 2000, mas talvez tenha sido um pouco subestimada, apesar de sua ótima discografia. 

Neste álbum a banda tem um crescimento exorbitante comparado ao primeiro álbum e já começa a chamar a atenção pelos festivais na Europa. Meus destaques vão para a rápida "Monolith of Doubt", as minhas preferidas "My Pledge of Allegience 1", "Emphasis" e "Zenith".




Wages of Sin - ARCH ENEMY
Lançamento: 25.04 / País: Suécia

"Wages of Sin" é o 4º CD da banda sueca ARCH ENEMY,  e é o primeiro com a nova vocalista Angela Gossow. é ai que a coisa toma um rumo diferente e divide opiniões. Muitos fãs antigos da banda não aceitavam Angela, e muitos só passaram a gostar depois de muito tempo. Obs: Hoje em dia, Gossow não é mais a vocal da banda, mas faz parte da equipe empresarial da banda.

O fato é que o metal extremo e o esteriótipo de voz feminina nunca mais foi o mesmo. O álbum é um petardo, bem produzido e com linhas de guitarras muito criativas. Uma curiosidade: Na versão deluxe, o disco 2 vem com alguns covers interessantes como "Starbreaker" do JUDAS PRIEST,  "Aces High" do IRON MAIDEN e "Scream of Anger" do EUROPE.




Mandrake - EDGUY
Lançamento: 27.11 / País: Alemanha

Esse álbum é daquele tampo em que o Edguy era ainda interessante. Inclusive, quem lembra, eles estiveram em Caxias do Sul na antiga Cervejaria Mosteiro divulgando este álbum, e eu estava lá. Claro que ninguém poderia imaginar o fenômeno que viria a ser o senhor Tobias Sammet com o AVANTASIA neste mesmo ano. 

É um álbum poderoso e pesado, que mistura o power metal e o melódico sem ficar enjoativo, talvez pelo bom gosto nas composições e linhas diferenciadas de Tobias. Destaque para a clássica "Tears of Mandrake", "Jerusalem" e "The Pharaoh".




Burn the Sun - ARK
Lançamento: ?? / País: Noruega

ARK foi uma banda norueguesa de Prog Metal, composta por alguns integrantes da banda de apoio de Yngwie Malmsteen, que começou sua carreira nos anos 90 mas teve uma vida muito curta, com apenas dois álbuns na discografia. Porém, foi tempo suficiente para revelar a potente voz do incrível  e, até então desconhecido, Jorn Lande ao mundo. 

Este segundo e último álbum, foi o melhor trabalho. "Burn the Sun" é conhecido como "aquele disco da moeda", referência feita a um efeito sonoro contido na música "Heal the Waters" e que virou um clássico absoluto entre os conhecedores do estilo. Destaque também para a faixa título e "I Bleed".




Outros álbuns lançados neste ano


  • Avenged Sevenfold - Sounding the Seventh Trumpet
  • Black Label Society - Alcohol Fueled Brewtality
  • Bruce Dickinson - The Best of Bruce Dickinson
  • Children of Bodom - Follow The Reaper
  • Chimaira - Pass Out of Existence
  • Cradle of Filth - Bitter Suites to Succubi
  • Decapitated - Winds of Creation
  • Dimmu Borgir - Puritanical Euphoric Misanthropia
  • Fear Factory - Digimortal
  • Gojira - Terra Incognita
  • Hecatombe - Nightmares
  • Kreator - Violent Revolution
  • Lacuna Coil - Unleashed Memories
  • Tony MacAlpine - Chromaticity
  • Machine Head - Supercharger
  • Mastodon - Lifesblood
  • Megadeth - The World Needs a Hero
  • Moonspell - Darkness and Hope
  • Opeth - Blackwater Park
  • Predator - Hell on Earth (demo)
  • Racer X - Superheroes
  • Rage - Welcome to the Other Side
  • Rammstein - Mutter
  • Reverend - A Gathering of Demons
  • Rhapsody of Fire - Rain of a Thousand Flames
  • Slayer - God Hates Us All
  • Slipknot - Iowa
  • Stratovarius - Intermission
  • System of a Down - Toxicity
  • Theatre of Tragedy - Closure: Live
  • Throwdown - You Don't Have to Be Blood to Be Family
  • The Crest - Letters From Fire
  • Tool - Lateralus
  • Virgin Black - Sombre Romantic


Comentários

Mais vistos da semana

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

CONSTANTINE: Cintia Constantine - “Eu queria muito que as bandas fossem mais reconhecidas.”

ALMAH: Raphael Dafras - “O Brasil é um País de muitos talentos escondidos”

ROSA TATTOOADA: Valdi Dalla Rosa - “Um cara apaixonado por musica!”