DE TONI: De baterista para baterista

[Entrevista] Por Marco Paim
Foto: Bruno Kriger
Neste fim de semana entrevistei o grande baterista DIEGO DE TONI. Ele fala de seus projetos e de sua carreira. Um músico que vem evoluindo a cada trabalho e agora traz um projeto muito interessante e altruísta, voltado a colegas de profissão.

HEAVYNROLL - Esta semana você lançou o primeiro vídeo solo de seu projeto. Você diz que a ideia é fazer uma união de bateristas para troca de conhecimentos. Explique como vai funcionar este projeto. 

DE TONI - Esse primeiro vídeo que postei foi exatamente para mostrar a ideia do projeto. Os próximos vídeos que vou postar serão com bateristas convidados. A ideia dos vídeos é trocar conhecimento sobre o instrumento, tocando diferentes estilos para mostrar os projetos que cada baterista faz parte, e contar um pouco de cada um, para todos terem mais espaço.

HEAVYNROLL O vídeo foi gravado no topo de um monte? Onde é aquele lugar? Quem teve a ideia de gravar em um lugar tão inusitado?

DE TONI - Sim, foi gravado no Ninho das Águias em Nova Petrópolis. A ideia foi minha, pensei em gravar em um lugar ao ar livre para combinar com a proposta dos vídeos, em agregar mais pessoas. A produção do vídeo foi minha e do Bruno Kriger (Barba Negra Produções), que além de um excelente profissional é um grande amigo. Não foi fácil ficar uma tarde inteira torrando no sol, ainda mais que eu esqueci o protetor solar e água (risos). 



HEAVYNROLL Quem é Diego De Toni? Conte um pouco de sua história. 

DE TONI - Comecei tocando guitarra com 12 anos, não deu muito certo (risos). Aí quando eu vi o Dave Grohl espancando a bateria no Nirvana, aos 13 anos comecei a gastar dinheiro comprando pares de baquetas. 

HEAVYNROLL Quais as bandas que você já tocou e quais os seus atuais projetos? 

DE TONI - Gametas, Efeito S/A, Saída2, Sunny Music, Fire Symphony, Ton e os Karas, Mercenários Inglórios, Tool Box, Rafael Texas, Ópera Liz. 
Atualmente toco com a GRANDFURIA; GRINGO A BORDO; DISCO; em algumas bandas free-lancer, e estou com outros projetos novos, que logo mais vou começar a divulgar. 

HEAVYNROLL Quais são as suas principais influências? 

DE TONI - John Bonham e Dave Grohl. 

Foto: Bruno Kriger
HEAVYNROLL Há alguns anos você participou de um reality show do canal Multishow, o "Geléia do Rock", e isso eu não posso deixar de perguntar. Como foi essa experiência e com isso refletiu na sua carreira. Valeu a pena?

DE TONI - Foi um grande aprendizado. Conheci e toquei com pessoas incríveis, que mantenho contato até hoje e valeu muito a pena estar praticamente morando dentro da Toca do bandido

HEAVYNROLL Gostaria que você deixasse as suas palavras finais.

DE TONI - Primeiramente gostaria de agradecer “a lenda” do metal, vocalista Marco Paim pelo espaço de divulgar as bandas, os projetos novos da cidade. Pra quem tiver interesse em agregar algo neste projeto é só deixar um recado e vamos evoluindo a ideia. 
Queria também agradecer os apoios de: Bruno Kriger, Daiane De Toni, Hot Music, Polvo Store, Noise Audio, Boll3t e à todos que compartilham a ideia deste projeto. Obrigado.

-------------------------------
O que o De Toni anda ouvindo 

"Wasting Light"– Foo Fighters 
"A Snow Capped Romance" – 36 Crazy Fists 
"Songs For the Deaf" – Queens of the stone age 
"The Hunter" – Mastodon 
"Cold Day Memory" - Sevendust 

-------------------------------
Discografia

"LaCross" (2011) - LACROSS






"Grandfúria" (2012) - GRANDFÚRIA





-------------------------------
LINKS
Facebook: De Toni Drums






Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”