JON NETO: Paixão pela guitarra

Por Geraldo Andrade

A paixão pela guitarra surgiu em meados de 1993, no Rio Grande do Sul, na cidade de Passo Fundo, foi influenciado por amigos e por bandas como Beatles, AC-DC, Guns’n Roses, e mais tarde por guitarristas solo como Richie Kotzen, Greg Howe, Roben Ford, Jeff Beck entre tantos. Autodidata, em 1995 passou a atuar como professor de teoria e prática musical e a tocar em algumas bandas cover pela região, em 1997 com o irmão Helio Ribeiro (bateria) montei uma banda tributo ao “Rock anos 80”, em 1998 passou a trabalhar como músico contratado (músico de estúdio), gravando e produzindo em diversos estúdios da região. Com a maturidade musical veio o anseio de produzir e gravar um trabalho instrumental, em 2004 montou um estúdio, e um projeto instrumental começou a tomar forma.

O primeiro álbum: "Jon Neto" foi gravado no ano de 2006 em meu estúdio, contou com a participação do baterista Helio Ribeiro, e além da guitarra gravou também os outros instrumentos. O som é roqueiro, Jon é adepto da simplicidade no que diz respeito à produção e gravação, o som não fica "mentiroso".

O segundo álbum (2009) tem o título: "In The City", já nesse álbum explorou o som de uma guitarra Les Paul Ledur, gravou todo o cd com ela, não usou amplificador, usou o software Amplitube. Tomou emprestado uma bateria e um baixo vintage, a sonoridade agradou, a busca foi por um som "setentista", sem muita compressão, mesmo que isso sacrificasse o volume final do álbum, a master também foi "light". O Helio Ribeiro gravou as bateras e eu o resto.

Jon já participou de grandes festivais de guitarra na Argentina e Brasil, teve também sua musica ‘Formiguinhas’, do primeiro álbum, em destaque no blog/site da renomada revista americana especializada em guitarra - 'Guitar World'. Também já dividiu o palco com o grande guitarrista Paul Gilbert (das bandas “Racer X” e “Mr. Big”)".

Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

HATE HANDLES: Banda lança documentário

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul