[Entrevista] RAFA DACHARY: O novo batera do Tierramystica

Por Marco Paim

O Tierramystica sofreu modificações em seu line-up. O baterista Duca Gomes sai para a entrada de Rafael Dachary, e é com ele que fizemos esta entrevista para conhecer mais de seu trabalho. E digo que a banda está bem servida.

HEAVYNROLL - Tudo bem Rafa? gostaria que você contasse um pouco da sua história.

RAFA - Comecei a me interessar pela música quando eu tinha uns 10 ou 11 anos, e foi principalmente pela influência do irmão mais velho. Ele começou a ouvir Metallica e Sepultura e depois eu comecei a ouvir também. O interesse pela bateria começou logo em seguida. Ganhamos nossa primeira bateria quando eu tinha 13 anos, montei minha primeira banda que se chamava Horyon, tocávamos Thrash Metal e mais tarde comecei a me interessar também pelo Metal Progressivo, como Dream Theater e Symphony X. Isso tudo aconteceu quando eu morava em Ijuí (RS). Depois me mudei para Florianópolis (SC) em 2008, em busca de novos projetos na música. Lá montei várias bandas, participei de diversos projetos. 
Em 2009 entrei pra banda Drunk Vision de Death Metal/Progressivo de Capão da Canoa (RS), gravei o primeiro disco intitulado “Day After”e a banda encerrou suas atividades no início de 2011, mas o grupo pretende voltar.
Em 2011 também, ajudei a formar a banda Fortress de Florianópolis, gravei o EP “Shatter This Prison” no final do mesmo ano, mas resolvi sair da banda logo após as gravações pra me dedicar integralmente a bateria e dar aulas de bateria.
No final deste mesmo ano gravei o primeiro álbum da banda Matricidium de Balneário Camboriú (SC), na qual estou tocando também.
E no início de 2013 que surgiu a oportunidade de entrar no Tierramystica.

HEAVYNROLL - Você recentemente venceu o concurso Hangar Day, organizado pela banda Hangar. Como foi esta experiência e como isso contribuiu para a sua carreira?

RAFA - O concurso aconteceu em março de 2011. Eu já conhecia e gostava dos trabalhos do Hangar, aí então surgiu esse concurso, resolvi participar, mas na minha cabeça eu queria mesmo tentar vencer porque na época estava meio desmotivado e sem muitas atividades e vi esse concurso como uma oportunidade interessante. Depois de ganhar na categoria baterista, foi muito legal por vários motivos; a experiência de tocar com os caras, conheci várias pessoas, ganhei um prato de bateria com assinatura do Aquiles, um Ride da Paiste. Isso tudo também ajudou na exposição que foi aumentando. Daí aproveitei e comecei a produzir vídeos melhores no sentido de produção mesmo, usando mais câmeras e investindo num som com mais qualidade. Hoje tenho um canal no youtube com diversos vídeos tocando covers, quem quiser conferir: http://www.youtube.com/rafadachary


HEAVYNROLL - Você sendo de Florianópolis e o Tierramystica de Porto Alegre, como aconteceu convite para entrar na banda?

RAFA - Na verdade eu sou natural de Ijuí (RS), moro em Florianópolis (SC) a quase 5 anos. O convite surgiu de uma forma bem bizarra, (risos). Um amigo meu baterista que era amigo dos caras da banda comentou comigo que talvez eles fossem precisar de um baterista, mas não sabia se era um negócio fixo ou temporário. Na época eu não conhecia ninguém da banda, mas mesmo assim eu fui fazer o contato direto com a banda sem pensar duas vezes, (risos). Bom, depois que eu fiz isso, me arrependi na hora porque fui meio sem noção, admito, mas depois conversando bem com a banda percebi que eles gostaram da minha atitude de correr atrás das coisas que eu queria. E eu queria mesmo porque na hora que eu soube pelo meu amigo da notícia já fui procurar conhecer melhor as músicas e tentar aprender algo se caso eles entrassem em contato comigo, ou seja, fui um maluco total, (risos).


HEAVYNROLL - Com sua entrada no grupo, você já assume o compromisso de divulgar o novo álbum da banda. Você chegou a participar de alguma gravação?

RAFA - Sim, a banda está finalizando os últimos detalhes do segundo álbum. Mas eu não participei das gravações, quem gravou as baterias foi o Duca Gomes. Posso já adiantar que as novas músicas estão muito marcantes e tenho certeza que esse novo trabalho do Tierramystica terá muito a acrescentar no mercado de música do Brasil e América Latina.

HEAVYNROLL  - Neste último fim de semana você já estreou com o Tierramystica. Como foi esta experiência, já tocando em 2 grandes eventos, o 24h de cultura e abrindo para o Turisas?

RAFA - Foi uma desafio encarar o primeiro show no Opinião tocando com duas bandas bem conhecidas. Realmente a experiência foi muito legal, e deu tudo certo. Fizemos um show muito bom apesar de ser o meu primeiro. Claro que ainda vamos nos entrosar mais no palco, mas com certeza a cada show vou me sentindo mais a vontade tocando com o Tierramystica.

HEAVYNROLL - Além do Tierramystica, você tem algum outro projeto ou banda em sua cidade?

RAFA - Eu toco também com uma banda de Thrash Metal de Balneário Camboriú, a Matricidium, que recentemente gravou seu primeiro álbum no passado. Também tem a banda Drunk Vision que participei em 2011 que pretende voltar as atividades.

HEAVYNROLL - Quais são as suas principais influências?

RAFA - Mike Portnoy (ex-Dream Theater), Neil Peart (Rush), Aquiles Priester (Hangar), Lars Ulrich (Metallica), Ricardo Confessori (Angra), Thomas Land, Virgil Donati, Carter Beauford, Mike Magini.

HEAVYNROLL - Você acabou de fazer um vídeo em homenagem aos músicos da banda Excellence mortos na tragédia de Santa Maria. Você os conhecia?

RAFA - Sim, eu conheço todos, sou amigo deles a muitos anos. O Marcos Rigoli, baterista, foi um dos primeiros que vi tocar bateria, ou seja, era uma influência pra mim desde o começo. E os outros membros da banda, o Robson que também faleceu,já tocamos juntos a muito tempo atrás. O Lucas e o Valterson que estão bem hoje também são meus amigos. Aliás, já vi muitos shows da Excellence e quando eu morava em Ijuí já chegamos a tocar juntos pela região.




HEAVYNROLL - Deixo o espaço para suas considerações final.

RAFA - Primeiro quero agradecer o convite do site Heavynroll Space pela oportunidade de expor o meu trabalho e divulgar também a minha entrada na banda Tierramystica. Valeu e até a próxima.


---------------------
O que o Rafa Dachary Anda Escutando?

Neil Morse - "Sola Scriptura"
Rush - "Signals"
Tierramystica - "A New Horizon"
Death - "Symbolic"
Dream Theater - "A Dramatic Turn of Events"

Comentários

  1. eu gosto desse carinha, ja vi ele tocando no horyon uma vez. apesar de eu achar que a pegada dele é fraquinha, ele é bastante preciso. sucesso dachary!
    Carlos Reis - blog http://keepersofmetal1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

HATE HANDLES: Banda lança documentário