[Entrevista] NATHY PFUTZE (Sastras): Valorizando as raízes

[ENTREVISTA] Por Geraldo Andrade

O ano de 2012 foi maravilhoso para a banda Sastras, gravação do Ep, shows e reconhecimento como uma das grandes revelações do rock gaúcho. Querendo saber mais um pouco desse grande momento que vive a banda, batemos um papo com a talentosa vocalista, Nathy Pfutze, direto de Butiá, ela nos contou tudo isso e muita mais. Vale conferir!! 

HEAVYNROLL - Muito Obrigado por atender o Heavynroll: 

NATHY - Eu é quem agradeço de coração ao Blog Heavynroll pelo convite e ao amigo (meu mano) Geraldo Andrade pela força de sempre. 

HEAVYNROLL - O ano de 2012 foi muito positivo para banda, gravação do Ep, shows, poderia comentar como foi esse grande ano? 

NATHY - Sem dúvidas o ano de 2012 foi um ano e tanto para a Banda Sastras. Um ano de muito trabalho, onde nos foi oportunizado momentos únicos e um consequente crescimento pessoal e da banda como um todo. Iniciamos a gravação do nosso primeiro EP em final de maio do ano de 2012. Não sabíamos o que era realmente fazer uma pré-produção para uma produção bacana e o mais profissional possível. Desde o primeiro contato com Mateus Borges (Produtor – AudioFarm), senti que não seria um trabalho simples e rápido. Foi preciso recriar inclusive a forma de pensar este trabalho. A partir daí nossa evolução foi inevitável em todos os sentidos, com aumento significativo de trabalho e estudo para a produção do EP. Já iniciando a pré-produção do EP recebemos a confirmação da SASTRAS como banda de abertura da Epica, que ocorreu em setembro/2012 no Bar Opinião em POA. Mais uma vez essa oportunidade nos exigiu crescimento e uma atitude muito profissional. O show nos rendeu uma popularidade gigante, críticas importantes e construtivas; abriu, sem dúvidas, um novo e grande horizonte a frente da Sastras. Tivemos o apoio do José Augusto Barros (Jornal e Revista do Diário Gaúcho), que fez uma matéria com a banda na coluna “Estrelas da Periferia” expondo o nosso trabalho e logo após a matéria saiu também na Revista Diário Gaúcho + Novelas. Foi algo muito inusitado, pois uma banda do cenário underground ganhando espaço numa mídia popular, não é tão comum assim. O que posso dizer é que essa parceria foi grandemente positiva e depois dessa matéria, saímos mais três vezes no jornal e mais uma vez na revista, já no início de 2013. Essa parceria nos rendeu uma grande popularidade, contatos diferenciados e fãs que não necessariamente são fãs do estilo, mas que se dispuseram a conhecer o trabalho e curtiram a banda.

Fotos Facebook Show de Abertura Epica 

Teaser da Pré-Produção do EP 



HEAVYNROLL - Falando em Ep, como estão as gravações? 

NATHY - Posso afirmar que o EP está praticamente com 80% da produção concluída. Estou concluindo a pré-produção vocal, ao lado de um ídolo meu e do estilo, ícone do Metal no Brasil Iuri Sanson. O que dizer do Iuri? Além de cantar muito, ele conseguiu entender o meu trabalho e com isso tudo fluiu sem perder a essência. Ele lapidou meu trabalho e particularmente eu estou mega feliz e estou gostando bastante dos resultados. É bem provável que as gravações se concluam nesse primeiro semestre e já no segundo semestre estejam disponíveis pra galera. 

Opinião do Iuri: Estou trabalhando junto com a Nathy nas pré-produções do EP que a Sastras pretende lançar em breve e posso afirmar que é um som de primeira qualidade. Os fãs vão curtir muito pois além da potente voz da Nathy, os instrumentos estão mandando muito bem com sons pesados e riffs de bater muita cabeça.” 

HEAVYNROLL - No Ep vamos ter muitos elementos gaúchos nas músicas? E as letras vão contar a história de um gaúcho? Pode comentar isso? 

NATHY  - Sim. Somente depois de concluído teremos noção de como isso tudo vai realmente funcionar. A história está disponível no site e pode ser acessada através do link: 


No show de pré-estreia aqui em Butiá-RS, já fizemos uma prévia. Na abertura cantei uma parte do Hino Rio-grandense e um personagem de gaúcho iniciou a história que permeia o EP. Cada música é um capítulo da história.  Resolvemos valorizar nossas raízes e contar uma história que também pode ser compreendida como uma batalha pessoal que faz parte do inconsciente coletivo de cada um de nós. 


HEAVYNROLL - Como é ter influências de vários estilos de metal, misturado com influências de musica tradicionalista gaúcha? Em minha opinião, ficou perfeito! 

NATHY  - É uma combinação perfeita. Os gringos já fazem isso! A prova é o Folk Metal. Misturar estilos e ritmos enriquece a música e não tem como não dar certo. Os ritmos tradicionalistas são incríveis e fecham muito bem com a nossa proposta. 

HEAVYNROLL - Tu já frequentou CTGS? 

NATHY - Sim. Minha família é tradicionalista. Meu pai é gaiteiro. Frequentei a invernada (grupo de dança tradicionalista), quando era criança. Sou uma ouvinte de músicas tradicionalistas e tenho uma preferência especial pelo ritmo Chamamé, que é um dos ritmos que dá vida às músicas da Sastras. Não frequento mais os CTG’s, mas sempre que posso frequento festivais nativistas ou assisto pela televisão. 

HEAVYNROLL Maioria das bandas cantam no heavy metal em inglês, porque a Sastras escolheu o Português? 

NATHY - A Sastras é uma banda que desde o início investiu na língua portuguesa, onde mesmo sendo alvo de criticas, se fez entender por cantar na língua em que fala. O diferente às vezes assusta, mas na maioria das vezes as pessoas se acostumam com esse diferencial. Cantar em português também se tornou um valor da banda, que tem orgulho de ser do interior, de contar a história da própria terra e de cantar na língua em que fala. 

HEAVYNROLL - Falando no novo Ep, algumas músicas foram tocadas no Carbomoto de 2013, como foi a reação do público? 

NATHY - Lá de cima do palco pude perceber que foi muito positiva. Entrei cantando o Hino Rio-Grandense e me emocionei ao ver o público inteiro cantando comigo. Cheguei a “engasgar” com um nó na garganta e improvisei deixando a cargo do público terminar a frase do verso: “Sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra!”. O público gritou e vibrou o show inteiro e quase não consegui descer do palco ao final da apresentação, já que se formou um aglomerado de pessoas nos bastidores, querendo comentar o show, tirar fotos, cumprimentar, enfim... Mesmo sendo na nossa cidade, havia pessoas de muitas outras cidades assistindo e nos presenteando com muito carinho após o show. Certamente foi inesquecível! 

HEAVYNROLL - Fala um pouco desse Carbomoto de 2013? Como aconteceu a participação especial do guitarrista do Hangar, Eduardo Martinez? 

NATHY - Se não bastasse tudo de positivo, a Sastras ainda contou com essa super participação. O Edu é um cara fantástico em muitos aspectos. Ele é muito técnico e ao mesmo tempo tem um feeling do car... em pouquíssimo tempo tirou as músicas, passou um final de semana aqui em casa, ensaiamos muito e a participação dele foi fundamental para o sucesso deste show. A banda ficou com um som mais agressivo e pesado e, ao lado do Rudy, fizeram um par perfeito de guitarras. Em Agosto, repetiremos a dose no V Agosto Negro em Laguna - SC. 

HEAVYNROLL - Tive a honra de acompanhar a banda, em 2012, no Grito Underground, em Butiá, e fiquei encantado com o clima entre a banda, é uma relação muito grande de amizade, uma verdadeira família, pode comentar isso? 

NATHY - O que eu posso dizer??? O Rudy Moraes é um irmão de alma. Fundamos essa banda e nunca nos abandonamos. Fomos importantes um para o outro na banda e na vida pessoal. Esse cara é uma figura única, com quem tenho muito orgulho de trabalhar e dividir minha vida pessoal. O Thiago Batistti é meu marido há pouco mais de 4 anos, então é família mesmo. É um cara que eu admiro muito pelo talento e é um companheirão de banda. O Tiago Moreira é meu amigão, companheiro que conheci na fila para o show do IRON MAIDEN em POA, convivemos cerca de 4 dias acampados em frente ao Gigantinho e tenho um carinho especial por esse cara também. AS esposas são todas minhas amigonas e lá em casa é sempre um clima de família mesmo. Adoro cozinhar e engordar a galera que frequenta lá. Esse clima é o que mantém em pé esse mundo a parte que vivemos, chamado Sastras. 

HEAVYNROLL - Depois do lançamento do EP, como vai estar a agenda da banda? 

NATHY - Já temos na agenda o Agosto Negro em Laguna, mas certamente vamos fazer uma festa de lançamento oficial do EP. Pretendemos lançar em outros estados e popularizar a banda, mas ainda está tudo em projeto. 

HEAVYNROLL - Vocês já pensaram algum dia, em deixar Butiá e ir para um centro maior? 

NATHY - Butiá é a cidade dos sonhos. O custo de vida de barato, temos nossa vida profissional extra a banda aqui e também é uma cidade que fica pertíssimo da capital. Esse é um pensamento que não é descartado, mas que não paira em nossas mentes nesse momento. 

HEAVYNROLL - E a Psicóloga Nathy? Acompanho esse teu trabalho, pelo Facebook, e acho algo fantástico. Pode falar um pouco desse teu trabalho? 

NATHY - Eu escreveria uma enciclopédia falando da minha profissão como psicóloga e da Nathy Psicóloga em si! (Risos) A Psicologia é uma das minhas mais caras paixões. Se eu não fosse psicóloga, eu seria psicóloga. Esse desejo de entender, de acolher, de ajudar... esse dom nasceu comigo. Foram 7 anos de formação e 8 anos de profissão, sem contar os 3 anos de estágios anteriores à minha formação. Então eu diria que trabalho há mias de 10 anos com Pessoas. Atualmente eu trabalho na Secretaria de Assistência Social no Centro de Referência de A.Social (CRAS) como Psicóloga Comunitária de atendimento e acompanhamento familiar e como Coordenadora de dois grandes projetos que é o trabalho de convivência e fortalecimento de vínculos com Crianças e do Mapeamento Psicossocial de famílias. Além disso, ministro diversas palestras em escolas, universidades, creches e eventos na área da saúde mental entre outras e tenho um consultório clínico. Meu trabalho é ao mesmo tempo estressante e compensatório ao máximo que um trabalho poderia ser. Cada resquício de dor de cabeça vale a pena, quando se trabalha numa área em que os resultados práticos são a qualidade de vida, a preservação da saúde mental, mudanças positivas na vida das pessoas, enfim... é fantástico!


HEAVYNROLL - O que a Nathy anda ouvindo ultimamente? 

NATHY - Eu ouço muitas coisas. Ultimamente tenho ouvido SASTRAS. Como estou prestes a gravar e meu tempo é curto, sempre que posso ouvir música, estou ouvindo as guias da banda para estar bem preparada para as gravações. Mas gosto de ouvir as bandas tradicionais tais como IRON MAIDEN, METALLICA, PANTERA, ARCH ENEMY... Mas ultimamente tenho ouvido SASTRAS mesmo!!!! (risos) 

HEAVYNROLL - Um recado para os fãs e leitores do Heavynroll? 

NATHY - Eu só tenho a agradecer a todos os meus amigos e fãs que compartilham diariamente carinho e afeto comigo. Sempre fui uma pessoa simples, de valores simples e humanos. Sou uma mulher de sorte, porque tenho uma família maravilhosa, tenho amigos valiosos e “ninguém” pode ser “alguém” sozinho. E eu sou o que sou hoje, porque sempre tive apoio de pessoas incríveis na minha vida, sempre. Não sou mais nem menos, estou sempre pronta para aprender mais e aprenderei sempre. 
Agradeço esse espaço de divulgação ao Blog Heavynroll em especial ao meu “mano” Geraldo Andrade, que é um parceirão que eu levarei sempre no meu coração. Desejo a todos boas energias! 






Comentários

Mais vistos da semana

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

CONSTANTINE: Cintia Constantine - “Eu queria muito que as bandas fossem mais reconhecidas.”

ALMAH: Raphael Dafras - “O Brasil é um País de muitos talentos escondidos”

ROSA TATTOOADA: Valdi Dalla Rosa - “Um cara apaixonado por musica!”