[Eu Recomendo] O Heavy Metal dos Anos 90`(1999)

Por Marco Paim
1999


Dream Theater - "Metropolis Part 2: Scenes from a Memory"


Pra mim, uma obra prima. Um dos melhores e mais criativos trabalhos conceituais feitos por uma banda de rock. Eu inclusive o comparo as grandes e clássicas óperas rock como "Tommy" e "Quadrophenia" do The Who, além do grande "The Wall" do Pink Floyd. Um álbum com uma ótima estoria e enredo, acompanhado de uma incrível produção musical e arranjos inspiradíssimos. Talvez, na minha opinião, um momento único na carreira da banda.

VÍDEO




Control Denied "The Fragile Art of Existence"

Espetacular! Este álbum nos apresenta umaoutra faceta de Chuck Schuldiner, desta vez flertando muito com o novíssimo prog metal, mas com muita influência do death e black metal e algumas "chupadas" da banda Caccophony. Destaques obviamente para os incríveis arranjos de guitarras de Chuck Shannon Hamm e potente e belíssima voz de Tim Aymar.
um álbum para ser apreciado em sua totalidade! Mas "Breaking the Broken" é demais!!


Grave Digger - "Excalibur" 

Este ótimo álbum da banda alemã Grave Digger está recheado com os riffs ásperos, pesados e rápidos que fizeram a hstória da banda. Como sugere o nome do álbum, conta a história da lendária espada Excalibur e do Rei Arhur em ótimas composições e produção impecável, emplacando grandes clássicos como "Pendragon", "Excalibur", "Morgana Le Fay" e "Lancelot".


Primal Fear - "Jaws of Death"

Este é o primeiro álbum de uma das melhores bandas de heavy/power metal do planeta. Os alemães já chagaram arrebentando tudo com riff poderosos e refrões marcantes. Também não é por menos, a banda conta com um dos melhores vocalistas do metal alemão, o ex-Gamma Ray, Ralf Sheepers.
Destaques: "Final Embrance", "Church of Blood", "Under Your Spell", "Play to Kill" e o ótimo cover do Rainbow "Kill the King".

 
Black Label Society - "Sonic Brew"

Este é o primeiro registro da banda de Zakk Wylde, conhecido por tocar ao lado da lenda Ozzy Osbourne. Neste álbum ele traz todo o peso e técnica que o consagrou, mas com  um estilo bem mais cru e pesado que a carreira com  Ozzy, e com muita pegada do grunge estilo Alice in Chains e Soundgarden. Alem disso, ele também ataca de vocalista no BLS, e não deixa a desejar, muito pelo contrário, seu feeling e timbre até impressiona, embora se veja muita influência do Madman.
Um ótimo álbum e que rendeu ótimos frutos, tanto que a banda está aí, firme e forte, até hoje.
Destaques para os sons: "Bored to Tears", "Born to Lose", "Low Down", a grande performance ao violão em "T.A.Z", "The Beginning... At Last" e a inusitada versão de "No More Tears" do Ozzy.

VÍDEO


Gamma Ray - "Powerplant"

E o Gamma Ray lança mais um álbum poderoso. O vocal de Kai Hansen está ótimo, algumas vezes lembra Andi Deris e em outros momentos Rob Halford, mas com sua pegada inconfundível. Ótimas levadas e uma constante variação de ritmos nas músicas fazem com que prenda a atenção do ouvinte e não deixe o álbum entedioso, mesmo se tratando de uma banda de power melódico. 
Destaques para:  "Anywhere in the Galaxy", "Send Me a Sign", "Gardens of the Sinners", "Short As Hell" , "Heavy Metal Universe" e "Armageddon".



Nevermore - "Dreaming Neon Black"

A banda de Seattle, Washington fez um trabalho muito diversificado, com velocidade, peso, temperado com melancolia e baladas crescentes. Jeff Loomis e Tim Calvert mostram solos poderosso e bem construídos. Warrel Dane mostra muita versatilidade, bem como, com vocais que vão desde gritos agressivos ao canto melódico. Um grande álbum de uma banda bem peculiar.

VÍDEO


Testament  - "The Gathering"

"The Gathering" foi um retorno bem-vindo a velha forma. Vemos o Testament incorporando mais de suas raízes no thrash metal, com músicas mais rápidas e alguns solos rasgados. Muitas influências do metal moderno e sulcos de death metal torna as composição muito fortes neste álbum com riffs afiados e focados. Os vocais Chuck Billy também estão melhores. Ele mostra uma gama muito mais e diversidade do que no álbum anterior.

"Q2K" - Queensrÿche

Talvez muitos torçam o nariz para este álbum do Queensrÿche, mas não tem como negar as ótimas músicas que existam nele. Está mais pesado que o anterior "HITNF" mas ainda mantém o direcionamento musical, só que mais pesado e com grandes riffs, como é o caso de "Falling Down", "Secred Ground", "Liquid Sky" e "Breakdown". Destaco também as belíssimas "Beside", "The Ride Side of My Mind" e "Until There Was You".

VÍDEO 


Outros Álbuns Lançados Neste Ano



Comentários

Mais vistos da semana

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

CONSTANTINE: Cintia Constantine - “Eu queria muito que as bandas fossem mais reconhecidas.”

ALMAH: Raphael Dafras - “O Brasil é um País de muitos talentos escondidos”

ROSA TATTOOADA: Valdi Dalla Rosa - “Um cara apaixonado por musica!”