[Eu Recomendo] O Heavy Metal dos Anos 90` (1997)

Por Marco Paim

1997

"The Divine Wings of Tragedy" - Symphony X

Considero este álbum um dos melhores lançamentos da história do rock. O Symphony X conseguiu criar a sua obra prima e ser reconhecida como uma das mais influentes e importantes banda do progmetal, com músicas como as clássicas "Of Sins and Shadows", "Sea of Lies" e "The Accolade", 3 das mais importantes músicas do estilo e da banda. Mas este álbum é uma grande obra por inteiro, e não tem como não destacar a gigantesca e inpirada "The Divine Wings of Tragedy" com uma incrível introdução de coros e marcações intrincadas e seus mais de 20 minutos de pura musicalidade e interpretação de um dos melhores vocalistas de todos os tempos, Russel Allen, assessorado por um time de primaira linha, no qual o grande talento do guitarrista Michael Romeo não deve deixar de ser mencionado. Enfim, m álbum que quem não ouviu está deixando de conferir um importante acontecimento da história do rock pesado.

 "Accident of Birth" - Bruce Dickinson

Agora fudeu!! Depois de chamar seu antigo parceiro de Iron Maiden, Adrian Smith para integrar seu time, Bruce Dickinson lança o que é um dos melhores álbuns de metal da história. O ouvimos aqui é um vocalista em sua melhor forma e dois grandes guitarrista (Adrian e Roy Z) esbanjando talento e, acima de tudo, muito bom gosto em composições realmente memoráveis. O que dizer de músicas como "Road to Hell", "Dark Side of Aquarius" e "Man of Sorrows"? Perfeitas!! 
Mas este é outro daqueles álbuns que você ouve inteiro e não se cansa, muito pelo contrário, quer ouvir mais.

"Jugulator" - Judas Priest

Depois de uma estagnação de mais de 4 anos após a saída de Rob Halford, o Judas Priest enfim encontra um substituto. A história todos conhecem e até virou filme (Rock Star), quando um vocalista jovem chamado Tim Owens, vocalista de uma banda tributo do Judas foi descoberto por Glenn Tipton e chamado para integrar a banda. Sonho de qualquer ser!!! Desbancando grandes nomes do metal como o grande Ralf Sheepers.
O vocalista foi então rebatizado de Tim "Ripper" Owens devido a sua grande prformance na música em questão, e lançaram um trabalho totalmente diferente do que já haviam feito até então. Com sua versatilidade vocal e incríveis alcances e drives, Ripper possibilitava a banda explorar novas sonoridades, deixando "Jugulator" pesadíssimo, flertando muitas vezes com o trash metal.
Com certeza um dos melhores álbuns do Judas Priest e a revelação do que é hoje uma das maiores vozes do estilo.

"Somewhere Out In Space" - Gamma Ray

Este é um álbum conceitual do Gamma Ray e o tema, obviamente é o espaço. A banda traz um power metal de primeira linha em canções sólidas e muito bem sacadas. É também uma das melhores performances de Kai Hansen e com músicas clássicas como "Beyond the Black Halo" e "Valley of the Kings".


"ReLoad" - Metallica 
"Gimme Fuel, Gimme Fire, Gimme that which I desire"! Com essa frase o Metallica abre o álbum de forma bastante agressiva na música "Fuel" (que já um clássico), depois de ser rechaçado pelos fãs no lançamento anterior, o contestado "Load", a banda volta de seu momento "experimental" e larga um álbum bastante forte e coeso, mas ainda um pouco distante do trash old school. Outras Músicas que merecem destaque são "Memories Remains" e a clássica participação de Marianne Faithfull em um momento apoteótico da música, que é quase um hino. Destaques também para "Devil´s Dance", "Better Than You", "Bad Seed" e "Prince Charming".



"Hear in the Now Frontier" - Queensrÿche

Neste álbum a banda muda totalmente sua sonoridade e assume de vez suas raízes de uma banda de Seattle, indo na onda de bandas conterrâneas que faziam muito sucesso na mesma década, como Soundgarden, Alice in Chains e Pearl Jam. A influência do grunge está bem presente neste álbum, mas apesar da mudança radical, não deixa de ser um bom lançamento do grupo. "Sign of the Times", "The Voice Inside", "Saved", "You", "Reach" e "Hit the Black" são os meus destaques.

---------------------------------------------------------------------------
Álbuns Lives

"Hell On Wheels" -Manowar

Após o grande lançamento de "Lauder Than Hell"o Manowar registrava todo o bom momento que foi a turnê deste álbum. "Hell On Wheels" é uma ótima compilação de uma ótima perfomance


Outros álbuns lançados neste ano


Comentários

Mais vistos da semana

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

CONSTANTINE: Cintia Constantine - “Eu queria muito que as bandas fossem mais reconhecidas.”

ALMAH: Raphael Dafras - “O Brasil é um País de muitos talentos escondidos”

ROSA TATTOOADA: Valdi Dalla Rosa - “Um cara apaixonado por musica!”