MARCO PAIM: "Estou gravando com coração e alma este trabalho."

Nos próximos meses o vocalista Marco Paim lançará o segundo trabalho de estúdio de seu projeto The True Meaning of Life, vamos saber mais sobre isso?

HEAVYNROLL - Em 2004 foi lançado o EP "Advent of the Truth" sob o nome Fermatha, porque voltar ao nome original? Conte um pouco da história deste projeto.

MARCO - Tudo começou como uma banda em 1998, e chamávamos apenas de The True, ou True. Chegamos a gravar uma demo em 1999 com duas músicas, mas que ficou apenas com os integrantes da banda na época, mas acredito que hoje só eu tenha o registro. Depois de um entra e sai de músicos, em 2003 estávamos apenas em um trio, eu, Josué e o Tiarli, e cada um com suas bandas paralelas, foi quando decidi: "não vou deixar isso morrer, preciso gravar! Nem que seja sozinho", então agendei as sessões de bateria no estúdio e liguei para o Tiarli e disse "Seguinte velho, dia tal, hora tal!!". Imagina só, pois fazia meses que nem ensaiávamos (risos).
Neste meio tempo conheci o guitarrista Tiago Della Vega, através do baterista Beto Ceccato, onde integrei com eles a primeira versão da banda After Dark (que anos mais tarde viria a ser um cover do Iron Maiden), e mais tarde o tecladista Maurício Pezzi, que também entrou no grupo. Como eu estava gravando o trabalho do True, Tiago se ofereceu para transferir as gravações para seu estúdio particular e se interessou pelo som, vindo a fazer parte da banda, juntamente com Maurício. Foi neste momento que decidimos mudar para Fermatha, nome sugerido por Tiarli. E isso se deu porque a sonoridade mudou bastante com o estilo de Tiago e fugiu um pouco do contexto que eu tinha, apesar de 90% músicas ser do True. Pronto, estava lançado o "Advent of the Truth", em 2004.
Quando o Tiago saiu, já estávamos trabalhando em música novas e recauchutando outras velhas, mas as coisas desandaram e decidi por encerrar a "era Fermatha", seguir com o projeto sozinho e voltar ao nome original, mas desta vez como The True Meaning of Life, que faz mais sentido. Daí em diante o que era banda se tornou um projeto. Neste ano relancei o EP "Advent of the Truth" remasterizado, com outra capa e apenas músicas do True para dar seguimento a idéia original. Pensei até em regravar as músicas como eram para ser, mas além de dar muito trabalho, decidi me focar no novo tabalho.

HEAVYNROLL - Há toda uma filosofia e temática nas letras. Quais são as inspirações para as composições?

MARCO - Desde o início, as músicas do True tiveram a temática espiritualista, coisa que eu deixava claro para todos que entravam na banda. Mais precisamente a filosofia espírita, do qual sou praticante à vinte anos. Tento retratar de uma forma não tão literal os conceitos do espiritismo e espiritualismo para não se tornar uma coisa "gospel" a quem escute. Temas como reencarnação, vida pós-morte, sonhos, céu e inferno, conflitos existenciais e a Criação são abordados nas letras.
Musicalmente, sou muito fã do rock pesado e o progressivo dos anos70, e também me identifico muito com o metal tradicional, principalmente oitentista, e acredito fazer uma mistura destes elementos. Não sou muito adepto de "malabarismos" musicais, então o virtuosismo não é o ponto forte de meu trabalho. 

HEAVYNROLL - Como está sendo o processo de gravação, quem está gravando? Será financiado? Há uma previsão de lançamento?

MARCO - Não será financiado. Estou gravando, eu mesmo, fazendo a produção de todos os instrumentos em casa, com os recursos que tenho. Hoje a tecnologia proporciona esta possibilidade. Alguns amigos farão participações. Claro que gostaria de gravar em um estúdio com toda a estrutura propícia, e ficaria muto melhor, com certeza, mas como não tenho banda, o custo é muito alto. Apenas a voz está sendo gravada em ambiente de estúdio. Mas, mesmo me utilizando de recursos limitados, acredito que os resultados estão satisfatórios, pelo menos para este trabalho. O lançamento também será apenas virtual, acho que até o final de Setembro ou começo de Outubro deste ano, sendo a produção física do álbum apenas para algumas ocasiões especiais.

HEAVYNROLL - Você pretende dar continuidade ao projeto após o lançamento deste trabalho?

MARCO - Na verdade já estou compondo para o próximo. Eu vinha trabalhando em algo conceitual à algum tempo, mas tinha aquelas que não se encaixavam no contexto, então resolvi aprontar este álbum com as músicas "avulsas", digamos assim. Mas já tenho toda a trama do que virá ser o próximo trabalho com algumas composições e ideias já prontas.

HEAVYNROLL - Além do projeto The True Meaning of Life, você tem uma banda de heavy metal chamada Mentalblast. Como está esta banda e shows? Li alguma coisa sobre material autoral.

MARCO - A banda está ensaiando regularmente, conforme podemos. Quanto a material próprio, estávamos estudando esta possibilidade e inclusive ensaiando algumas coisas. Mas como todos na banda tem seus compromissos profissionais particulares e uma certa falta de tempo de dedicação optamos por ficar apenas nos covers. Mas nem por isso abandonei as músicas que estávamos fazendo. Pra falar a verdade, eu e o guitarrista Daniel Suliani estamos trabalhando em um outro projeto onde já temos algum material e pretendemos dar luz a isso até o final do ano.
Sobre shows... o que vou te dizer? O heavy metal em Caxias está sem muita oportunidade de mostrar as caras. Sinceramente, não sei o que está acontecendo com essa cidade... Mas ainda tenho esperanças, pois a movimentação nas sombras é intensa e uma hora isso eclode.

HEAVYNROLL - Agradeço a colaboração e deixo o espaço para você manifestar as suas palavras.

MARCO - Bem, só quero dizer que todo o apoio é bem vindo. Estou gravando com coração e alma este trabalho, pois acredito nele, e tenho consciência de minhas limitações, mas espero que curtam. Como vai ser "di gratis", para download, espero que pelo menos baixem e escutem. Abração a todos e nos vemos por aí, nos palcos da vida.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://thetruesongs.blogspot.com.br/
http://mentalblastband.blogspot.com.br/
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O que o Marco Paim anda escutando?


Jethro Tull´s Ian Anderson - "Thick As A Brick 2"
Santana - "Shape Shifter"
Ken Hensley & Live Fire- "Faster"
Pastore - 'The End of Our Flames"
Accept - "Stalingrad"
Obs: Também escuto muito a Rádio Backstage. Recomendo!








Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

ALMAH: Raphael Dafras - “O Brasil é um País de muitos talentos escondidos”