EU RECOMENDO: O Heavy Metal dos Anos 90` (1991)

Por Marco Paim

1991

"Metallica (The Black Álbum)" - METALLICA

Acho que não teve um álbum que marcou mais o ano de 1991 como o então conhecido como "The Black Álbum". O Metallica alcançava um novo patamar em sua carreira, elevando o seu heavy metal ao nível mais comercial e global, mas sem perder a sua essência. Inspiração pura! 
Esta é a segunda obra prima da banda e se consolida como uma das maiores bandas de trash metal da história, e tudo isso mérito de uma grande produção e investimento certeiro. 
Nele encontramos os maiores sucessos comerciais do Metallica: "Enter Sandman", "The Unforgiven" e "Nothing Else Matters". Além das consagradas e clássicas "Sad But True" e "Wherever I May Roam". Um álbum que entrou para história do heavy metal mundial e transformou o Metallica em "outra banda", uma super potência!

"No More Tears" - OZZY OSBOURNE

Outro grande álbum que marcou época! "No More Tears" é outra obra prima do metal comercial. É um trabalho memorável, com grandes momentos marcantes, principalmente no trabalho excepcional de Zakk Wylde e seus inesquecíveis solos de guitarra. Ele é ótimo por inteiro e contem muitos dos maiores clássicos da carreira de Ozzy, como a épica faixa título, as hards "Mr Tinkertrain" e "I Don´t Want to Change the World", as pesadas "Desire" e "Hellraiser", esta última composta em parceria com Lemmy Kilmster (Motorhead), e claro, a gloriosa balada pesada "Mama I´m Comin´ Home".

"Arise" - SEPULTURA

Sem menosprezar os outro álbuns da discografia, este é o melhor álbum da carreira do Sepultura! A grande obra prima da banda. O Sepultura esbanja peso, brutalidade e criatividade em todo este trabalho, e ainda por cima vem com um fenomenal cover de "Orgasmatron' do lendário Motohead. É outro daqueles álbuns que você ouve por inteiro sem se cansar, tamanho bom gosto nas composições. Cito "Arise", "Dead Embrionic Cells", "Desperate Cries", "Altered State" e "Meaningless Movements" como minhas preferidas.

"Use Your Illusion I & II" - GUNS N´ROSES

Quem não teve estes dois álbuns? Pelo menos os da minha geração quase todos! Tinha eles em vinil, que se somavam em 4, pois eram duplos, e eram muito "valiosos". Um dos lançamentos mais marcantes dos anos 90, as músicas contidas neles revolucionaram o mundo da música mundial e transformou o GNR em uma das maiores e mais populares bandas de rock pesado de todos os tempos.  E mesmo não sendo uma banda de heavy metal, Slash e seus riffs de guitarras influênciaram toda uma geração de novos músicos.
"Use Your Illusion I" é mais comercial, contém grandes músicas que logo alcançaram as paradas de sucesso como "Don´t Cry" e "November Rain", além da ótima releitura de "Live and Let Die" de Paul McCartney, e meu destaque particular para a música "Coma".
"Use Your Illusion II" é um pouco mais pesado, com uma guitarra mais nervosa e uma pegada mais agressiva, chegando mais perto do "Appetite for Destruction". Aqui temos músicas como a épica "Civil War", o clássico cover de Bob Dylan "Knockin´ on Heaven´s Door", "Breakdown", "Locomotive", o sucesso "You Could Be Mine" e uma outra versão de "Don´t Cry".
Ou seja, a banda estava com a corda toda naquele ano.

"Human" - DEATH

Death metal técnico e brutal! Este é um daqueles clássicos do estilo, onde todo amante de death metal deve ter em sua coleção. Temos uma banda madura e composições bem trabalhadas, liderado pelo lendário guitarrista e vocalista Chuck Schuldiner. Destaco as músicas "Flattening of Emotions", "Suicide Machine", "Secret Face" e "Cosmic Sea".


"Horrorscope" - OVERKILL

Este é sem dúvida um dos grandes álbuns do Overkill. Trata-se de um heavy metal cru e poderoso, com riffs de guitarras rápidas e pesadas. O vocalista tem uma voz muito peculiar, meio que uma mistura de Rob Halford e Udo. Este álbum tem muitos sons legais, como "Coma", "Infectious", "Blood Momey" e a arrastada e pesada "New Machine".


"1916" - MOTORHEAD

Mais um clássico dos monstros do Motorhead. O que eu destaco neste álbum são os riffs de guitarras, rápidos e bem rockers, somados ao peso da banda, fica uma coisa áspera e nervosa. Não é um dos melhores álbuns da carreira da banda, mas aqui contém grandes clássicos, como "No Voices in the Sky", "Going to Brazil" e a conhecida homenagem a "Ramones".

"Streets: A Rock Opera" - SAVATAGE

Não podia esquecer este álbum! Épico, um dos melhores álbuns da carreira do Savatage. Este álbum requer uma audição cuidadosa, pois trata-se de um classico do hard e heavy metal. Nele há ainda a voz agressiva de John Oliva em uma performance sensacional. "Streets", a clássica "Jesus Saves" e "Can You Hear Me Now" são os meus destaques.


Outros álbuns lançados neste ano

"Attack of the Killer B´s" - Anthrax
"Butchered at Birth" - Cannibal Corpse
"Clandestine" - Entombed
"Parallels" - Fates Warning
"Pink Bubbes Go Ape" - Helloween
"The Human Factor" - Metal Church
"Blessed Are the Sick" - Morbid Angel
"Innuendo" - Queen
"Gothic" - Paradise Lost
"Roll the Bones" - Rush
"Slave to the Grind" - Skid Row

Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

HATE HANDLES: Banda lança documentário