Matéria Especial: Os Melhores de 2011

Como já foi postado anteriormente, o ano de 2011 foi repleto de grandes lançamentos. Como fazemos em todos os anos, criamos uma enquete em que escolhemos os 5 melhores trabalhos lançados no ano, segundo a opinião dos leitores do Blog, como uma forma de valorizar, incentivar e preservar a memória histórica deste que é o ponto alto de uma banda que faz música autoral: o lançamento do seu trabalho em uma "bolachinha". Neste ano tivemos 2 empates, no quarto e quinto lugares, aumentando de 5 para 7 álbuns lembrados pelo público. 
A enquete já encerrou e temos o resultado, confira:

1º LUGAR 

 "O Sono Sem Sonhos" - MOUAI

Lançado em Outubro, o primeiro full lenght da banda Mouai conta com 13 faixas de newmetal pesado e cantado em português. As letras falam sobre problemas sociais, políticos e também de temas relacionados ao comportamento humano. O instrumental bem criativo, trabalhado e pesado soma-se a uma voz agressiva e poderosa de Daniel Fiu, que dá ao trabalho uma audição empolgante e agradável. Realmente um dos melhores lançamentos dos últimos anos, e isso se confirma com a posição que toma em nosso "top 5". Parabéns Mouai!



2º LUGAR 

"Varal das Idéias" - CUCASTORTAS

Outro grande trabalho de 2011 e não me admira estar entre os primeiros na preferência do público. O que você ouve neste álbum é a experiência de músicos que sabem realmente o que estão fazendo e a quem querem conquistar com a sua originalidade, misturando vários ritmos e sons. Para saber do que estou falando clique aqui e leia a resenha que fizemos deste álbum na ocasião de seu lançamento. 




3º LUGAR 

"World of Glory and Hate" - TORVO

O Torvo surpreendeu a todos no final do ano com o lançamento desta verdadeira porrada! Um grande trabalho e que faz jus ao seu estilo e deixa satisfeitos os amantes do trash metal. Um álbum repleto de grandes músicas e momentos que já ficaram marcados apesar do pouco tempo em que está em circulação. A aceitação do público foi imediata, a banda conseguiu em seu primeiro trabalho oficial conquistar um grande número de admiradores em Caxias e expande suas conquistas pelo resto do país com o lançamento do vídeo clipe para a música "No More".


4º LUGAR 

"LaCross" - LACROSS

Com um hardrock comercial, beirando o pop rock em alguns momentos,  a banda LaCross lançou seu primeiro trabalho ainda no começo do ano e vem colhendo grandes frutos. A produção do álbum é primorosa e faz você vibrar com as ótimas canções executadas com maestria por talentosos e reconhecidos músicos da região. Destaco a belíssima voz  de Rodrigo Marenna que cria emocionantes harmonias vocais influenciadas por grandes cantores do estilo, como Sammy Hagar e David Coverdale .



"Freak Songs" - PAULO SCHROEBER

Paulo Schroeber vem de uma fase muito produtiva nos últimos anos, gravando grandes álbuns com grandes bandas. Mas sua capacidade técnica e criativa está muito além de riffs e estilos musicais, e isto se torna evidente quando ele solta esta verdadeira obra prima!.Este álbum resume tudo o que Paulo sempre foi como músico: Eclético e sem fronteiras! 
Aqui você encontra o heavy metal, o jazz, o Fuzion e o clássico mixados de forma brilhante e de muito bom gosto, uma verdadeira aula de guitarra de um dos melhores guitarristas brasileiros e, quiçá, do mundo.

5º LUGAR 

"Sem Limites" Ep - FIGHTER

Outra banda que vem despontando no cenário Caxiense com seu hard rock honesto e empolgante é o Fighter. Em 2011 a banda lançou este ótimo Ep e teve uma considerável retorno do público, inclusive esgotando a tiragem de cópias em poucos meses. Com letras cantadas em português, é de fácil assimilação e faz você cantar junto com a banda os grandes refrões de músicas como "No Limite", "Sem Talvez" e "A Última Vez". A banda agora encontra-se em processo de produção de seu primeiro full lenght. Aguardamos ansiosos.



"Água Empo(ss)çada" - PINDORÁLIA

Psicodelismo, experimentalismo e poesia abstrata são os ingredientes deste 3º trabalho do Pindorália. Apesar de influências claras de bandas dos anos 70, como Mutantes, Secos & Molhados e Beatles, a banda tem uma originalidade e criatividade bem peculiar. O primeiro álbum oficial traz clássicos da carreira da banda, como "Vesga" e "O Maldete" além de outras grandes canções como "As Longarinas" e "A Rota Circular do Amanhã". Um grande trabalho!





----------------------------------

Agradeço a todos os que participaram, pois ajudaram a perpetuar a nossa música. Esperamos que 2012 seja outro ano com grandes lançamentos e conquistas para a nossa música e nossos músicos, que crescem a cada dia. 
Aos outros trabalhos não mencionados e que não tiveram o número suficiente de votos para estarem entre os 5 primeiros (7 neste caso), lembramos que todos os participaram da enquete foram grandes trabalhos e que com certeza terão seu lugar de respeito em nossa música e cultura, dentro de seu estilo. 
Parabéns, um abraço e muito sucesso a todos.

----------------------------------
CURIOSIDADE
Os melhores de outros anos:

2010
1º Lugar - "Carpe Diem" - SASHA ZAVISTANOVICZ
2º Lugar - "Mental Illness" - HAMMER 67
3º Lugar - "All Exits Are Closed" - EXIT11
4º Lugar - "Antithesis" - ANAXES
5º Lugar - "Crossing No-Fly Zone/Forcefulness" - HECATOMBE

-----------------------------------------------

2009
1º Lugar - "Gambling and Living" - THE BLUES BEERS
2º Lugar - "Mouai" (demo) - MOUAI
3º Lugar - "Oitavos" - OITAVOS
4º Lugar - "Tributo a Aliança Rebelde" - VÁRIAS BANDAS/ALIANÇA REBELDE
5º Lugar - "Vazio" (Ep) - ÁLGIDA









Comentários

Mais vistos da semana

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

CONSTANTINE: Cintia Constantine - “Eu queria muito que as bandas fossem mais reconhecidas.”

ALMAH: Raphael Dafras - “O Brasil é um País de muitos talentos escondidos”

ROSA TATTOOADA: Valdi Dalla Rosa - “Um cara apaixonado por musica!”