EU RECOMENDO! O Heavy Metal dos Anos 80`(1989)

Por Marco Paim

1989

"Alice in Hell" - ANNIHILATOR

Simplesmente um dos melhores álbuns de heavy/trash metal da história, este é o primeiro álbum do Annihilator. Outra particularidade da banda é o incrível guitarrista Jeff Waters, um dos maiores instrumentistas do metal, e um dos melhores guitarristas do estilo, que faz um trabalho brilhante e memorável neste álbum, com linhas e solos de extremo bom gosto e técnica. Podemos destacar também a excelente pegada nos vocais de Randy Rampage, que alterna linhas melódicas com a agressividade proporcionando ótimos momentos, como na música título "Alice in Hell", além de 'W.T.V.D.", "Wicked Mystic", "Ligeia" e a grande performance dos guitarristas na instrumental "Schizos (Are Never Alone) Parts I & II".


"Headless Cross" - BLACK SABBATH

Outro clássico. Este álbum traz um Tony Martin mais Dio (se é que me entende...), além das excelentes levadas do mestre Cozy Powell nas baquetas. A música título cativa de cara o ouvinte com sua levada ao estilo "Heaven and Hell" e poderosos riffs de Tony Iommi. Destaques também para "Devil and Daughter",  "Cloak and Dagger" e "Black Moon"



"Conspiracy" - KING DIAMOND

Neste álbum temos a continuação da estória contada no álbum "Them". Mais um grande e clássico trabalho de uma das vozes mais pecualiares do heavy metal. Aqui temos muitas porradas, como "Sleepers Nights", "Lies", "Victimized" e "Cremation" onde temos os excelentes e criativos riffs de guitarras da dupla Andy La Roque e Pete Blakk.
A História:
King passara 18 anos longe de Amon. Durante 9 anos ficara internado na clínica do Dr. Landau, outros 9 ficou morando em algum lugar sozinho.


"Beneath the Remains" - SEPULTURA

O sepultura alcança sua maturidade musical neste álbum e começa a sua grande jornada na conquista do mundo. Instrumental coeso e sólido e uma produção muito além do que uma banda brasileira podia conseguir na época, graças a assinatura com a gravadora Roadrunner Records, conquistada através do grande sucesso entre os americanos com o álbum "Schizophrenia". "Beneath..." chegou a ser comparado a "Reign in Blood" do Slayer, tamanha a qualidade apresentada pelo grupo. Neste álbum temos a clássica "Inner Self" que anos mais tarde ganhou vídeo clipe, além das destruidoras "Hungry", "Lobotomy" e "Sarcastic Exixtence". Um clássico do metal brasileiro.

"Fabulous Disaster" - EXODUS

Este é outro grande clássico do Exodus. É um álbum que alterna o bom e velho trash metalcom músicas mais cadenciadas e técnicas. Como vemos em músicas como "The Last Act of Defiance", "Fabulous Disaster", "Corruption" e as mais levadas como "The Toxic Waltz", "Cajun Hell" e "Overdose" que lembra muito Accept.

"The Real Thing" - FAITH NO MORE

Não sou fã de Faith No More, nunca fui. Mas tirei e tiro o chapéu para este álbum. Lembro inclusive de ter visto um show em VHS no começo dos anos 90`, que devia ser da turnê deste álbum onde eles tocavam "War Pigs" do Black Sabbath com total maestria, além da clássica "Epic", as duas presentes neste álbum ("You Fat Bastards: Live at the Brixton Academy" eu acho). "The Real Thing" é um álbum pesado e ao mesmo tempo cheio de levadas e feelings, graças ao trabalho do ecêntrico guitarrista Jim Martin e o baixo funkeado de Billy Gould.
Outros ótimos sons deste disco são "From Out of Nowhere", "Falling to Pieces", a pesada "Surprise! You´re Dead", "Zombies Eaters", "The Real Thing" e a instrumental "Woodpecker Froms Mars".

"Theatre of Fate" - VIPER

Este é segundo álbum da banda e também um clássico do metal brasileiro. Por que? Oras... Já ouviram falar em André Matos? Pois bem, esta foi a primeira banda do vocalista antes de sua carreira decolar no Angra. Quem não çembra de "Living for the Night"? Há também a porrada "A Cry From the Edge", além de "Moonlight" e "At Least a Chance" como grandes destaques. No álbum seguinte quem assume os vocais é o baixista Pit Passarell.


Outros álbuns lançados neste ano

"Eat the Heat" - Accept
"Follow the Blind" - Blind Guardian
"Tales of Creation" - Candlemass
"Cannibal Corpse" - Cannibal Corpse
"Symphonies of Sickness" - Carcass
"When Dream and Day Unite" - Dream Theater
"Perfect Symmetry" - Fates Warning
"Altars of Madness" - Morbid Angel
"The Years of Decay" - Overkill
"Death or Glory" - Running Wild
"Gutter Ballet" - Savatage
"Skid Row" - Skid Row
"Louder Than Love" - Soundgarden
"Fright Night" - Stratovarious
"Practice What You Preach" - Testament
"The Headlless Children" - WASP

Comentários

  1. eu concordo melhor é anos 80 Hard rock também nossa eu tinha em vinil o Beneath the remains do sepultura coitado dos vizinhos huahua mas ta faltando clàssicos mas tem tantas boas bandas dos anos 70/80, tem também (metal farofa ) L.A. Guns o clássico Cocked and Loaded bom disco 89
    valeu gurizada da heavy n roll

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

HATE HANDLES: Banda lança documentário