[Resenha] O Heavy Metal dos Anos 80` (1985)

1985

"Maching Out" - Yngwie Malmsteen´s Rising Force

Este álbum é simplesmente espetacular! As músicas são inspiradas e de extremo bom gosto, sem dúvida o melhor álbum lançado em 1985. JEFF SCOTT SOTO e seu vozeirão arrasa quarteirão dá um show a parte em interpretações memoráveis, como na clássica "I´ll See the Light Tonight", a emocionante "Don´t Let it End" (o que é aquela voz do começo???) e "I Am a Viking", além da pegada metal de "Disciples of Hell" e "Soldier Without Faith", a influência clara de RAINBOW em "Anguish and Fear" com suas frases eruditas e vocais a característicos. Isso tudo somado ao incrível talento do guitarrista que é a alma de todo o esquema com seu estilo inconfundível. Baita álbum!!!


"Metal Heart" - ACCEPT

Este álbum encerra com chave de ouro a excelente trinca de álbuns precedida por "Restless & Wild" e "Balls to the Wall" nos anos 80. Depois disso a banda meio que se perdeu por caminhos incertos até os anos 90`. Mas enfim, Este é mais um petardo recheado de grandes músicas e clássicos imbatíveis e imprescindíveis, como "Metal Heart", "Midnight Mover", "Screaming for a Love-Bite" e "Living for Tonite".


"Hell Awaits" - SLAYER

Neste segundo álbum a banda já demonstra mais maturidade em suas composições, com guitarras mais trabalhadas e levadas perfeitas da bateria de Dave Lombardo, um álbum extremo em todos os sentidos. "Hell Awaits" deixa o caminho limpo e aberto para a obra prima do grupo que viria no ano seguinte. "Hell Awaits", "Praise of Death" e "Necrophilac" ditam o trabalho.


"Bonded By Blood" - EXODUS

Trash metal da melhor qualidade. O Debut do EXODUS soa como o primeiro do METALLICA, inclusive nos vocais,  mas com uma sonoridade mais bem produzida, limpa e mais pesado também. Insano! Ótimos riffs de guitarra e uma pegada precisa, rápida e crua. Um álbum que todo amante do heavy metal deve ter em seu arquivo, físico ou virtual, para escutar pancadas como "Bonded By Blood", "Metal Command" ou "Piranha".



"Spreading the Disease" - ANTHRAX

O excelente vocal de JOEY BELLADONA comanda este álbum, que traz também ótimos riffs de guitarra em um heavy/trash metal de primeira linha. A banda já arregaça em seu segundo álbum e traz grandes sons como "A.I.R", "Madhouse", a pesadíssima "The Enemy" e "Medusa".




"Walls of Jericho" - HELLOWEEN

O álbum de estreia do HELLOWEEN traz o grande KAI HANSEN nos vocais antes de passar a bola para MIKE KISKE. A sonoridade fazia uma mistura entre o metal tradicional e o trash somado as letras com muito senso de humor. A banda criava aqui o estilo power metal e preparava a banda para as obras primas que viriam posteriormente. Destaque para "Warrior", "Victim of Fate", "Ride the Sky" e clássica e épica "How Many Tears".


LIVE ÁLBUNS


"Live After Death" (1985) - IRON MAIDEN

Resultado de uma turne de mais de um ano sem parar ao redor do mundo, a "World Slavery Tour". Neste álbum tem um apanhado do que foi a loucura de uma das maiores epopéias de uma banda de heavy metal na história. Nesta turnê o IRON MAIDEN passou pelo Brasil no primeiro Rock in Rio.





"Live in Tokyo" (1985) - QUEENSRYCHE

Depois do lançamento do álbum "The Warning", a banda fazia sua primeira grande turnê vindo a tocar no Japão. E esse momento ficou registrado em um excelente álbum ao vivo.






"Kaizoku-Ban" (1985) - ACCEPT

Outra banda que se aventurou nas terras do sol nascente foi o ACCEPT. E como já virava uma tradição desde os anos 70 para bandas de rock, um registro foi mais que obrigatório. E o que temos é um grande álbum ao vivo, apesar das poucas músicas que contém, é um petardo!




"World Wide Live" (1985) - SCORPIONS 

Outro grande álbum ao vivo é dos alemães do SCORPIONS, que vinha de uma ótima fase depois do lançamento de "Blackout" e "Love at First Sting", e registrava os bons frutos colhidos. O álbum é um apanhado de vários da turnê. Nesta turnê o SCORPIONS também tocou no primeiro Rock in Rio.




Outros álbuns lançados neste ano

"Love" - CULT
"Secret Heart" - DIO
"Under Lock and Pray" - DOKKEN
"The Spectre Within" - FATES WARNING
'Fear No Evil" - GRIM REAPER
"Asylum" - KISS
"Endless Pain" - KREATOR
"Killing is My Business... And Business is Good" - MEGADETH
"Feel the Fire" - OVERKILL
"I am the Night" - PANTERA
"Power of the Night" - SAVATAGE
"Soldiers Under Command" - STRYPER
"Come Out and Play" - TWITED SISTER
"The Last Command" - W.A.S.P
"Hellbound" - WARLOCK


Mais vistos da semana

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

HATE HANDLES: Banda lança documentário