[Resenha] O Heavy Metal dos Anos 80` (1981)


1981

"The Mob Rules" - BLACK SABBATH

 E aí vem mais um petardo!!! Mais um álbum destruidor em uma das mais importantes fusões da história do heavy metal: BLACK SABBATH e DIO.
Clássico!


"Rock Until You Drop" - RAVEN

Uma das mais rápidas bandas do NWOBHM, o Raven tem um estilo bem cru e direto. Ouvindo este álbum você tem a impressão que foi gravado em um ensaio (de ótima qualidade) onde você pode ouvir a sobra dos instrumentos. Você percebe que os caras estão realmente se divertindo. As músicas são muito legais, eu inclusive já toquei a música "For the Future" em uma antiga banda.

"Diary of a Madman" - OZZY OSBOURNE

Mais um grande álbum de OZZY, e o qual deu o título de "Madman" ao comedor de morcegos. O clima das músicas "Over the Mountain", "Believer" e "S.A.T.O." é fôda pra caramba, com sacadas harmonicas de Randy que são de tirar o chapéu. E música título então... é uma obra prima.

"Killers" - IRON MAIDEN

Do primeiro álbum para o segundo o IRON MAIDEN já demonstra uma significativa evolução sonora. Este é um dos meus álbuns preferidos, por ele ser sem frescuras e direto aos ponto. Há evidencias de que este álbum é conceitual, há uma história que conecta todas as músicas, mas não é explícita, tem que prestar atenção nas letras. Mistério...
Vídeo


"Point o Entry" - JUDAS PRIEST

Dando sequencia ao belíssimo trabalho executado no "British Steel", o JUDAS PRIEST muda umn pouco a sua abordagem Heavy e adiciona um pouco mais de hard em suas composições. O Resultado é um álbum fantástico e com muita personalidade. O exemplo disso são músicas como "Heading Out To the Highway". "Desert Plains" e "Hot Rockin´".


"Shock Tactics" - SAMSON

Este é o terceiro álbum da banda e um pouco mais pesado. Nele você percebe porque o IRON MAIDEN fez a escolha certa para substituir PAUL DIANNO. Um grande clássico e um memorável registro de uma das maiores vozes do metal.


"Denim and Leather" - SAXON

É um álbum rápido e agitado, com muita influência rock, e com grandes músicas. Um dos melhores trabalhos do SAXON.




"Breaker" - ACCEPT

Depois do fraco álbum de estréia o ACCEPT começa a acertar o passo com "Breaker", emplacando clássicos do heavy metal mundial como a música título, "Starlight" e "Son of a Bitch" e começa a se tornar referência do metal alemão.


"For Those About Rock (We Salute You)" - AC/DC

Outro álbum do AC/DC que merece a atenção da comunidade do heavy metal é este. Pesado, cru, e talvez, o mais sombrio e melancólico da banda. Eu destaco a faixa título como uma das melhores músicas da história do rock, além de "Let´s Give It Up" com seu riff marcante.

Vídeo

"Moving Pictures" - RUSH 

Este foi o último de uma grande fase da banda, depois deste álbum o Rush virou uma incognta, dando tiros para todos os lados. Alguns acertos e muitos erros, mas que cativou um outro gênero de público. Mas enfim, "Moving Pctures" é um álbum essencial e é também um dos melhores da carreira da banda. Músicas consagradas como "YYZ", "Tom Sawyer" e "Red Barcheta" conquistaram seguidores no meio progmetal..
Vídeo

 Álbuns Lives


"No Sleep `til Hammersmith" (1981) - MOTORHEAD 

O clássico show do MOTÖRHEAD traz o power trio mais barulhento do mundo em uma avalanche de fúria e velocidade. "Ace of Spades", "Bomber", "No Class", "Overkill" executadas com "sangue nozóio".



"Made in Japan" (1981) - IRON MAIDEN

Quem não conhece essa raridade do IRON MAIDEN tem que corre atrás. Ele traz uma banda crua e direta, com o fanfarrão PAUL DIANNO ainda nos vocais. Um  show que vale a pena ver e ouvir.



"Exit Stage Left" (1981) - RUSH

Um desfile de bom gosto e musicalidade. "Spirit of Radio", "YYZ", "Jacob´s Ladder" muitos outros sons executados com maestria e precisão, Um showzaço dos mestres do rock pesado e progressivo!



Outros álbuns lançados neste ano


"Hard 'N' Heavy" - ANVIL
"Special Forces" - ALICE COOPER
"High 'n' Dry" - DEF LEPPARD
"Future Shock" - GILLAN
"Standing Hampton"  - SAMMY HAGAR 
"The Nightcomers" - HOLOCAUST
"Fire Down Under" - RIOT
"MSG" - MICHAEL SHENKER GROUP
"Renegade" - THIN LIZZY
"The Wild, the Willing and the Innocent" - UFO
"Fair Warning" - VAN HALEN
"Welcome to Hell" - VENOM
"Come An' Get It" - WHITESNAKE
"Earthshaker" - Y&T
 
==========================
(Editor / Redator / Músico)



Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

HATE HANDLES: Banda lança documentário

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul