[Resenha] As influências do Heavy Metal (Anos 70 PT02)

(Editor / Redator / Músico)
----------------------------

Saudações!!

Está é a segunda parte de uma séria de 3 abordando as influências do heavy metal nos anos 70. Nesta parte começam a aparecer bandas mais pesadas, mais alguns estilos vão sendo criados, influênciadas pelas bandas que as antecederam. A origem do neo clássico e o progmetal em bandas que misturam a música erudita e o rock progressivo com guitarras distorcidas. Embarquem mais uma vez nesta viagem no tempo e conheça as origens da música que você, amante do heavy metal, escuta todos os dias.
Lembrando: clique na música linkada e vija o vídeo.
======================================================================

"Hotter Than Hell" (1974) - KISS

O clima sombrio e melancólico somados as levadas e riffs pesados fizeram deste álbum uma grande influência para as bandas de heavy metal e o hard rock dos anos 80. O KISS trazia uma sonoridade mais crua e agressiva ao seu rock n`roll, além de toda a atmosfera mística por trás da imagem da banda.


Destaques
"Parasite", "Goin´Blind" e "Watchin´You"


"Rush" (1974) - RUSH

O primeiro álbum do RUSH é o mais pesado e cru de toda a discografia. Isento de teclados, apresenta apenas um power trio mandando ver. Ele tem uma forte influência de LED ZEPPELIN tanto nos arranjos quanto nos vocais agudos de GEDDY LEE e surpreendeu a crítica da época com a qualidade do trabalho.


Destaques:
"Finding My Way", "What You´re Doing" e "Working Man".


"Phenomenon" (1975) - UFO

O UFO é outra banda que ajudou a dar origem ao hard rock dos anos 80. Este álbum soa como um rock pesado e, às vezes, psicodélico, mas também mostra o peso por trás dos riffs do lendário e excepcional MICHAEL SCHENKER, outro guitarrista que contribuiu muito para a história do rock, e no feeling vocal de PHIL MOGG. Nele há a clássica "Doctor Doctor" reverenciada até hoje.

Destaques:
"Doctor Doctor", "Rock Bottom" e "Time On My Hands".

"Richie Blackmore´s Rainbow" (1975) - RAINBOW

RICHIE BLACKMORE sempre demonstrou sua paixão pela música clássica em seus trabalhos no DEEP PURPLE, mas foi neste álbum que isso ficou muito mais evidente. O RAINBOW começava a criar um outro gênero que mais tarde se classificaria por metal neo clássico, e do qual influênciou diretamente o trabalho de YNGWIE MALMSTEEN. Outro fato histórico deste álbum é a apresentação daquele que seria o maior vocalista de metal de todos os tempo, RONNIE JAMES DIO, para o mundo. DIO vinha da ótima e modesta banda ELF e se consagrou com os trabalhos junto ao BLACK SABBATH.

Destaques
"Man on the Silver Mountain", "Catch the Rainbow" e "The Tample of the King"


"Force It" (1975) - UFO

Este álbum é espetacular! Mais pesado que o anterior, ele mostra toda a técnica e fúria de MICHAEL SCHENKER em músicas poderosas e emocionantes. Na minha opinião este é o melhor álbum da banda em toda a sua carreira e o que mais perto chega do heavy metal tradicional. Lembro quando comprei o vinil e coloquei a agulha no primeiro som ("Let it Roll")... foi demais!!!

Destaques:
"Let it Roll", "Shoot Shoot" e "Mother Mary".

"Fly By Night" (1975) - RUSH

Com a entrada o extraordinário baterista NEAL PEART, o RUSH ganha uma outra qualidade sonora e técnica, e apresenta no segundo álbum intrincadas bases e uma musicalidade apurada. A partir daqui o progmetal, que se estabelecia nos anos 90, sofre uma influência direta.

Destaque:
"Anthen", "Fly By Night", "By-Tor and the Snow Dog".


"Hair of the Dog" (1975) - NAZARETH

Outro gigante do rock pesado e que influenciou muitas bandas de hard rock nos anos 80. Este álbum é um ponto alto na carreira do NAZARETH e mostra uma banda bem pesada e agressiva. Também marca a transição entre o classic rock para o rock comercial e as baladas que vieram posteriormente e que, de certa forma, afundaram a banda..
Este álbum é um clássico por inteiro.

 Destaques:
 "Hair of the Dog", "Miss Misery" e "Love Hurts".


"Masque" (1975) - KANSAS

O KANSAS é uma banda de rock progressivo e o seu diferencial das restantes dos anos 70 era seu peso. Enquanto outras bandas abusavam de efeitos, teclados e sintetizadores, o KANSAS acrescentava outros elementos, como guitarras distorcidas e violino, além de uma voz forte e aguda. Bandas do progmetal beberam muito desta fonte. Na música "The Pinnacle" podemos ouvir claramente o SYMPHONY X

Destaques:
"Icarus (Borne on Wings of Steel)", "Mysteries of Mayhem" e "The Pinnacle".


"No Heavy Petting" (1976) - UFO

Seguindo a mesma linha pesada do álbum anterior, este se diferencia pela qualidade sonora e a produção do álbum, além de músicas mais técnicas e rápidas. Um baita disco!!!



Destaques:
"Natural Thing", "Can You Roll Her" e "Belladonna".


" Rising" (1976) - RAINBOW

Meu amigo... isso aqui é foda pra caramba!!! Um dos melhores momentos de BLACKMORE e DIO. Mais pesado e rápido do que o primeiro, aqui DIO já nos faz prever que a sua história seria magnífica, com linhas vocais que são uma "grosseria".



Destaques:
"Starstruck", "Stargazer" e "Light in the Black".


"Destroyer" (1976) - KISS


O maior clássico do KISS! "Destroyer" é um daqueles álbuns em que todas as músicas são ótimas e inspiradas. Apesar de ser um álbum de rock em sua essência, influenciou diretamente o hard rock pesado da década seguinte.

Destaques:
"Detroit Tock City", "God of Thunder" e "Shout it Out Loud".




"2112" (1976) - RUSH

Esse é o álbum que definiu o estilo do RUSH e é considerado um dos melhores temas do rock progressivo em todos os tempos. Depois do "fracasso" comercial de "Cares of Steel" (que eu adoro!), "2112" veio como um protesto contra os apelos do mainstrean da época, e o que temos é um álbum que influenciou muito o progmetal de bandas como DREAM THEATER e SYMPHONY X.

Destaques:

"2112" (e seus 20 min de música) e "A Passage to Bangkok"

=====================================================================






Comentários

Mais vistos da semana

HATE HANDLES: Banda lança documentário

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul