[Resenha] ARCTIC MONKEYS - "Hambug" (2009)

Por Breno Dallas
Porreno Dallas (Pindorália)

Arctic Monkeys - Hambug (2009)

A primeira vez que escutei este álbum, achei lento e arrastado, comparado aos álbuns anteriores do Arctic Monkeys. Mas depois de algum tempo em que o ouvido foi se acostumando ao clima sombrio deste disco, ele não saiu mais do meu tocador de mp3, e a cada vez que escuto percebo novos detalhes e nuances. Com certeza foi um disco muito bem trabalhado, se tratando não só dos arranjos, mas como das composições e timbragens; contrabaixo carrancudo e minimamente distorcido, guitarras cortantes viradas em overdrive, tremolos e efeitos muito bem variados, presença de órgãos Hammond muito bem posicionados, e talvez o principal ponto positivo, as incríveis levadas de bateria de Matt Helders.
Eu indico este disco a todos aqueles que ainda esperam algo do rock do Século XXI, e que não procuram apenas o instantâneo nele, mas sim algo de clássico, de profundo. Poderíamos citar discos clássicos dos Beatles ou do Black Sabbath, mas este disco saiu há pouco mais de um ano e se põe em ecos da música verdadeiramente trabalhada e sentida. É muito bonito e verdadeiro, eu mesmo não sentia tanto amor por um disco recém-lançado desde o "Is This It", que o Strokes lançou em 2001, um outro clássico da música indie no início deste século.
Primeiramente, poderia destacar a faixa "Cryin' Lighting", primeiro single do álbum, que dita muito bem o clima do mesmo e tem momentos muito interessantes. Porém, deixamos o destaque para a canção "Secret Door", composição muito bem arquitetada e de gravação impecável, uma linda canção com todo o estilo do Arctic Monkeys. Mas para aqueles que querem ouvir uma porrada na orelha - mais Heavy 'n' Roll mesmo, indico a faixa "Pretty Visitors", pesarosa, rápida e venenosa, como uma cobra no deserto.
======

Hambug - Arctic Monkeys (2009)
(Domino Records)

01 - My Propeller
02 - Crying Lightning
03 - Dangerous Animals
04 - Secret Door
05 - Potion Approaching
06 - Fire and the Thud
07 - Comerstone
08 - Dance Little Liar
09 - Pretty Visitors
10 - The Jeweller´s Hands
11 - I Haven´t Got My Strange
12 - Red Right Hand 




Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

HATE HANDLES: Banda lança documentário

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul