[Resenha] HALFORD - "IV:Made of Metal" (2010)

Por MARCO PAIM
(Editor / Redator / Músico)
----------------------------


Eu particularmente adorei esse álbum, tem muita coisa boa rolando, principalmente a voz do Metal God Rob Halford. A voz do "véio" é muito linda (eu pelo menos acho) além de mandar muito em todas as faixas. "Made of Metal" é diferente do "Resurrection" e "Crucible", é um pouco mais leve, mais tradicional mesmo, talvez pela influência de Roy Z que assumiu a guitarra junto com Metal Mike na formação da banda.

O álbum começa com um riff simples de guitarra em "Undisputed", seguido de um ritmo chavão mas muito legal. Um detalhe que me chamou a atenção nessa música é a sequência da base vocal, que parece muito com "The Trooper" do IRON MAIDEN. Em seguida vem "Fire and Ice" que é a mais rápida do álbum, aqui novamente se Halford dá uma aula de como se faz um belo refrão. Depois vem "Made of Metal" e é uma das minhas favoritas, ela começa com uma voz meio robotizada e assusta um pouco, pois parece que virá uma música eletrônica, mas logo você respira aliviado, pois o que vem a seguir é um petardo bem metal com um refrão que você fica cantando horas e não cansa. 
"Speed of Sound" é um pouco mais cadenciada, a introdução lembra IRON MAIDEN e depois você é lavado ao clima de "Accident of Birth" do BRUCE DICKINSON. 
Agora vem outra favorita, "Like There´s no Tomorrow", o refrão é de chorar, aquele tipo de música que você se arrepia dos pés a cabeça, perdi as contas de quantas vezes ouvi essa música desde o lançamento, acho que pelo menos 1 vez pos dia. 
Em compensação "Till The Day I Die" tem um estilo folk, o vocal é bem interessante, mas acho que o Halford não está em seu território nessa música o que deixa o som bastante repetitivo e enjoado.
Mas basta um clique e a emoção volta com "We Own the Night", outra favorita e com um refrão de arrepiar até onde não tem cabelo. "Heartless" parece aquelas músicas "enche linguiça" dos álbuns dos anos 80 do JUDAS PRIEST, ela é legal boa de ouvir, mas não traz nenhuma emoção, é do tipo que você ouve mas passa batido.



A próxima muitos devem achar uma verdadeira @#$, mas eu, como sempre fui do contra e conheço bem a historia do "grandpa", não deixo de me levar até os primórdios do JUDAS PRIEST com as música "Hell Razor". onde o Halford puxou aquele vocal limpo e agudo dos álbuns "Rocka Rola" e "Sad Wings of Destiny" em uma nostalgia muto boa, é outra favorita.
Em seguida "Thunder and Lightining" há uma tentativa de fazer um som bem comercial, não curto muito esse som, acho bonitinho demais, beirando o hard rock, mesmo assim, também não passo ela. 
Agora, a música que eu menos gosto no álbum, "Twenty-Five Years", uma balada bem fraquinha, e na letra Halford conta como conseguiu se manter sóbrio nos últimos 25 anos e tal, coisa meio do tipo "fiz cagada, confesso pra vocês!!". "Matador" também não me faz a cabeça, ela tem uma melodia vocal bem enjoada, o que salva é o refrão, mas as linhas de guitarras deixam bem a desejar, essa eu sempre passo.
"I Know We Stand A Chance" apesar do estilão comercial dela, é uma música bem feita e com um clima muito legal, além de uma letra bem intimista. Para fechar o álbum, Rob Halford guardou toda a fúria que não havia demonstrado no resto do álbum. Você ouve faixa a faixa e pensa "cadê aquele vocal rasgado que é a marca registrada do Metal Goid?...Cade aquele poder que vimos em "Resurrection" e "Crucible", será que ficou no "Winter Songs"?" E então vem "The Mower" com um peso de estremecer as estruturas mais firmes; O vocal então?... Nossa!!! A melhor música do álbum sem dúvida, não é a toa que rendeu até mesmo um single que precedeu o trabalho.
Conclusão: um ótimo álbum, um dos meus favoritos de 2010.

HALFORD - "Made of Metal" (2010)
Tracklist
01 - Undisputed
02 - Fire And Ice
03 - Made Of Metal
04 - Speed Of Sound
05 - Like There's No Tomorrow
06 - Till The Day I Die
07 - We Own The Night
08 - Heartless
09 - Hell Razor
10 - Thunder And Lightning
11 - Twenty-Five Years
12 - Matador
13 - I Know We Stand A Chance
14 - The Mower

Line-up
Rob Halford - vocal
Metal Mike - guitarra
Roy Z - guitarra
Mike Davis - baixo
Bobby Jarzombek - bateria




Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

HATE HANDLES: Banda lança documentário